Em um ano, casos de dengue aumentaram quase quatro vezes

Foto: Alessandro Maschio/JP

De janeiro a outubro deste ano foram notificados 13.622 casos da doença, com 5.284 positivos

Em um ano, as notificações de casos de dengue registradas em Piracicaba aumentaram quase três vezes, enquanto o numero de doentes subiu quase quatro vezes. De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica do município, de 1º de janeiro a 21 de outubro deste ano, foram notificados 13.622 casos da doença, com 5.284 positivos e uma morte; neste período, o Centro da cidade foi a região que mais concentrou os diagnósticos positivos, com 29,6% dos casos. No mesmo período de 2020, foram notificados 4.911 casos, dos quais 1.342 foram positivos, Não foram registrados óbitos no ano passado.

Além da central, as regiões com maior número de confirmações para a dengue são Norte (21,8%), Leste (16,7%), Sul (15,8%), Oeste (11,8%) e Rural (4,3%). Quanto aos casos de zika vírus, em 2020, foram cinco notificações, sem casos positivos ou morte; em 2021, foram três notificações, sem casos positivos e óbito.

Já os casos de chikungunya, em 2020, foi registrado uma notificação, que foi descartada enquanto neste ano foram 30 notificações, sem confirmações e sem mortes pela doença.
 
COMBATE AO AEDES
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que os agentes do Plano Municipal de Combate a Dengue trabalham de forma preventiva durante o ano todo. Os profissionais visitam todos os imóveis do município, orientando, retirando criadouros e, quando necessário, aplicando larvicida em possíveis criadouros.

Além disso, segundo informou a pasta, os agentes visitam constantemente pontos estratégicos, em imóveis fechados (sem moradores) e em imóveis que estão em obras; também, todas as quintas-feiras, os agentes executam as entradas forçadas em imóveis (quando o proprietário não é localizado).

Em todos os casos, quando encontrado irregularidades é feito a notificação e auto de infração (multa).

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze − treze =