Na despedida, paciente foi surpreendido por toda equipe da Unidade Coronariana (Foto: Divulgação)

A manhã desta quinta-feira, 30 de abril, foi no mínimo emocionante para médicos, funcionários e familiares, que acompanharam a homenagem concedida pela UTI Coronariana (UCO) do EMCOR (Serviço de Emergências do Coração da Santa Casa) ao paciente José Augusto Ayres Hansted, 69, durante sua alta hospitalar.

Ele foi surpreendido com bexigas em forma de coração, aplausos, discursos e muita emoção, tanto de familiares quanto das equipes multiprofissionais presentes na despedida.

Internado desde o dia 22 de março, com um quadro grave de infarto com choque cardiogênico agravado pelo início de uma pneumonia, ele permaneceu 40 dias internado na Unidade.

“Foi um longo período, com muitos altos e baixos com relação ao quadro clínico, deixando a família apreensiva e eufórica, a depender do momento”, disse a esposa do paciente, Ana Teresa M G Hansted.

Ela conta que, a cada dia, a gravidade da situação e a apreensão da família eram amenizadas pelo profissionalismo, competência, dedicação e cuidado da equipe multiprofissional.

“Tudo foi impecável e nos surpreendíamos a cada dia com o empenho e carinho de todos. Foi uma experiência difícil, mas vencemos esta etapa e estamos partindo para outra, deixando a Unidade Coronariana com o sentimento de gratidão”, disse.

Com relação à homenagem de despedida preparada pela equipe ao seu esposo, Ana Teresa garante que jamais esquecerá este momento. “Foi espetacular; ficamos emocionados”, contou.

Ao justificar a iniciativa, o cardiologista Humberto Passos, coordenador da UCO, disse que a intenção foi encerrar uma história de recuperação, principalmente em momento de pandemia. “Vivemos um momento difícil em quem as pessoas estão falando apenas de coisas ruins devido ao coronavírus; mas temos muitas coisas boas para comemorar”, disse.

Segundo ele, o EMCOR tem como objetivo celebrar boas notícias sempre que possível. “Registramos a entrada e a permanência do paciente; precisamos aprender a celebrar também a saída, encerrando um ciclo muito importante de recuperação do processo de adoecimento”, considerou.

A homenagem foi concluída com um ato que marca o início dos trabalhos diários na UCO: a oração de agradecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + 20 =