Emendas garantem recursos para enfrentamento da covid-19

Saúde sempre foi prioridade do mandato, segundo Morais (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) destinou R$ 5,5 milhões em emendas parlamentares para as prefeituras da Região de Piracicaba e da Capital paulista. Os recursos devem ser usados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

O parlamentar destaca que a atenção à saúde neste 6º mandato, no entanto, não se justifica apenas ao momento delicado em que se encontra grande parte do mundo e por São Paulo ser o epicentro da Covid-19 no Brasil.




Em seu primeiro mandato, em 2001, Morais apresentou o projeto de lei garantindo o fornecimento gratuito de medicamentos e complementos alimentares às pessoas portadoras de fibrose cística, doença hereditária e incurável, não contagiosa e que pode manifestar-se desde o nascimento.

Atualmente cerca de 800 pacientes são beneficiados pela lei estadual com acesso ao tratamento da doença. O deputado também é autor da lei que garante o diagnóstico da doença no recém-nascido quando da realização do ‘exame do pezinho’.

Na lista, outros projetos do deputado garantem atendimento a pessoas com doenças hereditárias.

Há pouco mais de um ano, o deputado vivenciou a rotina dos profissionais de saúde. Na rotina de 45 dias, 30 deles na UTI (Unidade Terapia Intensiva), quando o parlamentar sofreu uma hemorragia do duodeno, ele presenciou a dedicação dos profissionais que trabalham em prol da vida.

“Não é apenas pelo corona, sempre priorizei verbas para a saúde, me solidarizo com os profissionais da saúde”, afirmou.

Na semana passada, prefeituras da região receberam os recursos de emendas impositivas e voluntárias do deputado para a saúde.

Ele contou que, desde o final de 2019 vem atuando junto ao Governo do Estado buscando reforçar essa área, que principalmente agora, durante a pandemia, exige cada vez mais recursos e empenho dos colaboradores.

Cerca de R$1,250 milhão já estão reforçando os caixas das prefeituras de Cerquilho, Leme, Águas de São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho, Torrinha, Conchas, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Piracicaba.

A expectativa do deputado agora é a liberação de novas emendas já pleiteadas nos últimos meses para uso imediato das entidades como a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, Hospital Regional de Piracicaba, Fop (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), Santa Casa de Misericórdia de Laranjal Paulista, Complexo Hospitalar da Unicamp em Campinas – Hospital De Clínicas, Orocentro/Fop, Cepae/Fop, CAISM/Ambulatório de Clínicas Campinas, Santa Casa de São Paulo, IBCC Oncologia São Paulo, Hospital do Rim São Paulo, Hospital do Mandaqui São Paulo foram agraciadas com recursos estaduais para obras ou serviços que serão liberadas ainda este mês. “É uma satisfação ver resultados do nosso trabalho ajudando entidades e a população. Nós já trabalhamos com prioridade em prol da saúde em nosso mandato e agora, neste período tão delicado que estamos enfrentando, continuaremos empenhando todos os esforços para atenuar as dificuldades que tendem a aumentar”, afirmou.

Beto Silva