Emissão de licenciamentos bate recorde em janeiro

Motorista pode solicitar emissão impressa do documento | Foto: Amanda Vieira/JP

A emissão do CRLV (Certificado de registro e licenciamento de veículo) em Piracicaba, no último mês de janeiro, bate recorde do período da pandemia. Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, na cidade, foram expedidos 41.434 documentos somente no último mês, um índice que representa 50% a mais do que qualquer mês de 2020.

Já no ano passado, outubro e agosto, respectivamente, foram os meses com maior índice de emissão do CRLV em Piracicaba, com 19.118 e 19.041, seguidos de dezembro, quando o órgão emitiu 18.746 documentos. Maio e junho foram os períodos com menor adesão do certificado de registro e licenciamento de veículo, no início da pandemia, com 6.980 e 12.805, respectivamente.

Apesar dos serviços digitais em alta, com o Poupatempo estadual funcionando em horário reduzido e apenas para algumas emissões, o Detran explica que é possível ao cidadão, sim, solicitar a impressão na unidade local.

“O proprietário pode ainda solicitar sua impressão na ocasião em que for realizar a entrega do CRV ou ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital) originais, com firma reconhecida e sem custo de impressão”, explica o órgão, por meio da assessoria de imprensa.

Nos casos do primeiro registro de veículo, aponta o Detran, pode ser feito quando o condutor for entregar a nota fiscal e do decalque do chassi. O documento de licenciamento também pode ser baixado no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e impresso em papel comum, tamanho A4.

Ao mesmo tempo, cresce a procura pela emissão de CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), implementado de forma eletrônica em janeiro de 2021, e que reúne em um único documento dados de propriedade e do licenciamento do veículo.

Apenas no primeiro mês deste ano, 518.733 documentos foram emitidos digitalmente no Estado de São Paulo. O Detran foi questionado sobre números de Piracicaba, no entanto, respondeu que não tem este balanço.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × 1 =