Timão iguala marca de 2018 e completa seis jogos sem vencer; São Paulo venceu todas em casa em outubro (Foto:Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019 terminou no domingo (27) e teve como destaque as vitórias e o bom momento vivido pela dupla Palmeiras e São Paulo, que se enfrentam amanhã, além do empate no clássico Alvinegro entre Corinthians e Santos, que prolongou o jejum de vitória de mabas as equipes, sendo que a fase do Timão é mais preocupante, já que chegou a seis partidas de jejum e caiu para o 6º lugar, com 45 pontos.

Com o empate diante do rival, o Timão chegou a seis partidas sem vitórias, já que, antes do clássico, vinha de três empates (Grêmio, Athletico Paranaense e Cruzeiro) e duas derrotas (São Paulo e Cruzeiro), igualando o número do ano passado, quando também ficou seis jogos sem vencer. Entre os meses de setembro e outubro do ano passado, o Timão empatou com o América Mineiro, perdeu quatro partidas seguidas (para Flamengo, Cruzeiro, Santos e Cruzeiro, respectivamente) e empatou com o Vitória. Jair Ventura era o técnico no período e o Timão perdeu a final da Copa do Brasil durante esse jejum.

A última vez em que o Timão ficou mais de seis partidas seguidas sem vencer foi no mês de setembro de 2013, quando ficou oito partidas seguidas sem vencer. No período, o Alvinegro perdeu para o Internacional (1 a 0, gol de D’Alessandro), empatou com o Náutico (0 a 0), foi derrotado pelo Botafogo (1 a 0, gol de Hyuri), perdeu para o Goiás (2 a 1, com gols de Alexandre Pato para o Timão, Hugo e Amaral para os goianos), foi derrotado pela Ponte Preta (2 a 0, gols de Felipe Bastos e Adaílton), empatou com Cruzeiro e Grêmio (ambos por 0 a 0) e perdeu para a portuguesa por 4 a 0 (gols de Gilberto, três vezes, e Wanderson). O Timão era o atual campeão mundial na época e Tite, hoje na Seleção Brasileira, era o comandante do Alvinegro.

Com a vitória diante do Atlético Mineiro por 2 a 0, gols de Igor Gomes e Vitor Bueno, o Tricolor, além de se estabelecer no 4º lugar, com 49 pontos, conquistou um feito que não conseguia há 19 meses. Com as vitórias sobre o Fortaleza (2 a 1), Corinthians (1 a 0) e Avaí (1 a 0), o tricolor venceu todos os seus jogos como mandante no mês de outubro. A última vez em que o São Paulo havia vencido todos os seus confrontos em um mês na condição de mandante foi em março do ano passado, quando venceu Red Bull Brasil (3 a 1), São Caetano (2 a 0) e Corinthians (1 a 0), ambos pelo Paulistão. André Jardine e Diego Aguirre foram os técnicos na ocasião.

A sequência também é a primeira em que o Tricolor vence quatro partidas seguida em casa na temporada 2019, já que a última vez foi entre os meses de fevereiro e abril do ano passado, em que, além das partidas já citadas (Red Bull, São Caetano e Corintians), a equipe venceu o CRB (2 a 0) e Paraná (1 a 0).

Com a vitória diante do Avaí, o Verdão conquistou 10 dos últimos 12 pontos e continua na vice-liderança, perseguição ao líder Flamengo, que também venceu e manteve a diferença de pontos em 10 (67 a 57). O Santos chegou ao seu segundo jogo sem vencer, mas manteve a 3ª posição, com 45 pontos, mas viu o São Paulo se aproximar, já que a diferença atual é de três pontos.

Os grandes voltam a campo neste meio de semana. Amanhã, Palmeiras e São Paulo se enfrentam às 19h30, no Allianz Parque, enquanto que o Corinthians enfrenta o CSA, às 21h30, no Rei Pelé, em Maceió. Na quinta-feira (31), o Santos recebe o Bahia, às 19h15, na Vila Belmiro.

Mauro Adamoli

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + dezenove =