Empem realiza concurso interno de piano

Competição deste domingo, reúne 22 pianistas entre 6 e 14 anos (Foto: Alessandro Maschio)

A Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) realiza amanhã (2), às 9h, o seu 9º Concurso Interno de Piano Suzuki. A competição, que acontece na sede da escola, na sala Dr. Mahle, reúne 22 pianistas, entre 6 e 14 anos idade, que duelam tocando músicas do Método Suzuki. Todos são alunos das professoras Luciane Penati e Rosélys Alleoni, coordenadoras do evento. A entrada é gratuita.

O método foi criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki no século 20, com o objetivo de desenvolver o potencial inato das crianças. De acordo com a filosofia de Suzuki, todas as crianças aprendem sua língua materna com encorajamento e amor, dentro de seus lares, portanto o ensino musical deve seguir o mesmo modelo, sendo um meio para o desenvolvimento do caráter, disciplina e sensibilidade.

Para a professora Luciane, todas as crianças participantes da competição ganham tanto quanto o campeão. “A própria vida é uma competição. Esses alunos já são vencedores por participarem e se dedicarem. Para nós professoras, o trabalho acaba sendo como o de lapidar uma pedra e trazer à tona a joia que ela é por dentro”, declara.

A professora Rosélys Alleoni destaca o engajamento das crianças inscritas no concurso, as quais se dedicaram muito nos treinos, atitude que pode garantir um desenvolvimento técnico e musical maior. “Estamos preparando eles para que possam, futuramente, enfrentar com mais confiança situações semelhantes em suas carreiras profissionais”, afirma a profissional.

SERVIÇO

9º Conurso Interno de Piano Suzuki. Amanhã, às 9h, na Empem – Rua Santa Cruz, 1155, bairro Alto. Mais informações pelo telefone 3422-2464. Entrada gratuita.

Mariana Requena