Evento propõe reflexões sobre as danças africanas e de formas de resistência
O Encontro de Danças Negras chega a sua 3ª edição, com o objetivo de fomentar todas as práticas de dança e coreografias originárias diretamente do continente africano. O evento acontece nos dias 29, 30 e 31 e julho, no Sesc Piracicaba. Grupos populares da cultura de Piracicaba como o Afropira, Vila África, Batuque de Umbigada, Samba de Lenço e Baque Caipira têm suas apresentações garantidas no encontro. A participação é franca.
Realização do Coletivo Anônimos da Dança com apoio do Sesc Piracicaba, nesta edição o tema é refletir sobre Danças Negras e formas de resistências. No encontro, as práticas são de danças derivadas do continente africano, sendo elas de uma inspiração mística, espiritual oriunda do imaginário e da sabedoria africana. O 3ª Encontro de Danças Negras mostra que as danças são um produto de todo artista que possua um vínculo de descendência com a África em diáspora, no qual inspira materialmente ou espiritualmente no continente africano.
A programação está recheada de atividades: no dia 29 de julho, às 19h, terá a abertura do Grupo Tribo com o espetáculo de teatro intitulado de “Oná Alafiá A”. Em sequencia, acontecerá um bate-papo com o tema “Danças Negras e formas de resistências”, mediado por Márcia Maria Antônio e com a participação das convidadas Mestra Solange Ferreira e Tainara Cerqueira. A roda de conversa ocorrerá na Comedoria do Sesc.
Em sala de aula, nos dias 30 e 31, acontece às oficinas “Vivências e experimentações de diferentes técnicas da dança afrobrasileira”. A primeira acontecerá das 14h às 16h, com a professora Tainara Cerqueira e, a segunda, das 16h às 18h, com a professora Solange Ferreira. Para fechar a programação no domingo, das 10h às 12, tem a dança afro com Enoque Santos e, das 14h às 17h, acontece às apresentações dos Grupos da Cultura Popular de Piracicaba. As atividades contarão com musica ao-vivo.
Os interessados em participar deverão retirar a senha no local com 15 minutos de antecedência.
Fernanda Rizzi
[email protected]
LEIA MAIS
- Associação de Dança apresenta o “Apadi Dança Com Vida” no Teatro Dr. Losso Netto
- Cantora Bebé Salvego é convidada especial de Jacob Banks em São Paulo
- Tramas de famílias chegam ao cinema com suspense, terror e comédia
- Tassia Guarnieri lança seu primeiro EP “Quarentíne” nas plataformas digitais
- Obra marca os 200 anos de fundação da Câmara Municipal; lançamento ocorre hoje em solenidade