Endorfina: saiba mais sobre esse hormônio do bem-estar

Foto: Pexels

Você já deve ter ouvido alguns conselhos como: “pratique atividade física pois ela ajudar a liberar endorfina” ou, “saboreie sua comida favorita pois isso te deixa feliz e libera endorfina”. Mas, o que exatamente é a endorfina e de que modo podemos aproveitar seus benefícios? Continue acompanhando a leitura para descobrir mais sobre esse poderoso hormônio do bem.

O que é endorfina

Em síntese, a endorfina é a responsável por todos os momentos de felicidade, amor e prazer que sentimos. É uma substância natural produzida pelo cérebro (na glândula hipófise). Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico).

A sensação de bem-estar do corpo é, portanto, proveniente dessa substância. Vale lembrar que há quatro substâncias químicas naturais no nosso corpo. Sãos denominadas, assim de “o quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Qual a função da endorfina?

A endorfina tem uma ação analgésica. Por isso, ao ser liberada, estimula a sensação de alegria, conforto, prazer, melhora o estado de humor e aumenta o bem-estar. Durante uma atividade física, por exemplo, o processo de produção e liberação da endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois da atividade física. A substância também atua no humor, controlando problemas emocionais como estresse e ansiedade.

Como liberar o hormônio

Se a endorfina tem tudo a ver com felicidade e bem-estar, para produzir endorfina no dia a dia é simples: basta desfrutarmos de alguns momentos de alegria fazendo algo que gostamos muito, como viajar, sair com os amigos e comer uma boa comida. Quer mais dicas? Veja essas:

Use o poder do chocolate

O chocolate estimula a liberação de neurotransmissores relacionados com o bem-estar, e por isso a pessoa se sente mais feliz. Mas nada de comer uma barra de chocolate inteiro, ok? A dica é comer um quadradinho por dia. Dê preferência aos chocolates com pelo menos 70% de cacau em sua composição, já que esse tipo de chocolate tem menos gordura e açúcar.

Alimente-se bem

A alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes nos dá mais energia e nos torna menos suscetíveis a doenças como obesidade, câncer, diabetes e hipertensão. Banana, aveia, abacate e ovos, por exemplo, são fontes excelentes de disposição, energia e bem-estar. 

Sorria mais

Sim, sorrir e dar boas gargalhadas pode garantir bons momentos de felicidade. Pesquisas mostram que quando uma pessoa sorri, o organismo libera endorfina, levando à sensação de tranquilidade e bem-estar. Além disso, favorece a circulação sanguínea, ajudando no combate ao estresse. Por isso, é muito comum vermos grupos de palhaços visitando hospitais para alegrar as pessoas que ali se encontram internadas, minimizando os efeitos da doença.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × 5 =