Ensino integral tem tutoria, clube juvenil e orientação profissional

Piracicaba tem protagonismo no ensino em tempo integral no estado | Foto: Claudinho Coradini/JP

O ensino em tempo integral ganha destaque em Piracicaba. Em 2021, como anunciou o governador João Doria (PSDB) na semana passada, a cidade terá mais 12 escolas estaduais neste modelo e, assim, atinge o número de 36 unidades que oferecem 9h30 de aprendizado.

Como explica Bruna Waitman, coordenadora do Ensino Integral e dos centros de mídias da educação de São Paulo, além das disciplinas regulares, como matemática, português, geografia, história, entre outras, as horas a mais na escola, isto é, extraclasse de aula com professor e lousa, serão preenchidas com atividades que extrapolam o modelo convencional de ensino.

Uma atividade enaltecida por Bruna é a tutoria. “Cada aluno do ensino integral terá um professor-tutor, que o atenderá individualmente e ficará disponível para diversos tipos de orientação. Poderá, por exemplo, auxiliar o aluno na rotina escolar”.

O ensino integral também é espaço dos clubes juvenis, conta a coordenadora. São grupos formados que servem para dar voz aos alunos, para debater assuntos dos interesses deles. “Estimula o ócio criativo, a existência e capacidade evolutivas, além de reforçar a ação dos estudantes como participantes ativos dentro dos anseios escolares e trabalho árduo com responsabilidade para promover o conhecimento dentro do ambiente escolar”.

Bruna destaca outras duas atividades que são oferecidas apena no ensino de tempo integral: as práticas experimentais (conhecer e explorar fenômenos da natureza através de experimentos, adquirindo o conhecimento teórico e prático) e o programa de orientação profissioanal, que ressalta a coordenadora, visa preparar o aluno para o mercado de trabalho. “O ensino integral não é apenas sobre o tempo a mais na escola, mas é sobre atualizações e expandir o aprendizado”, conta.

Para atender a demanda de mais 12 escolas neste modelo, afirma Bruna, o Estado abrirá um chamamento para que professores da rede, que já atual no ensino regular, demonstrem interesse em atuar no ensino integral. “Pode ser também da categoria O (temporários)”. Segundo a coordenadora, o processo de credenciamento será anunciado em breve.

A médio prazo, afirma Bruna, Piracicaba deve universalizar o ensino integral no estado.

Erick Tedesco

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