Entra em vigor novo contrato da TUPi, mas nova frota não chegou

Prefeitura não informou quando chegam os novos veículos, mas garante que frota já opera com elevadores.

No primeiro dia em que entra em vigor o novo contrato emergencial do transporte público, ontem (12), a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) informou que toda a frota já conta com dispositivo de acessibilidade (elevadores para transporte de pessoas com deficiência).

Ainda conforme a Pasta, a substituição dos carros antigos ainda será efetuada – não foi mencionando prazos para que isso ocorra. Ao todo, conforme informado no site da prefeitura, rodam na cidade 147 ônibus. “Toda frota está com os dispositivos de acessibilidade. Os novos carros que entrarão para substituir os mais velhos, também contarão com acessibilidade”, afirmou a secretaria ao ser questionada sobre o início do processo da troca dos carros comuns pelos os que tem os elevadores.

Com a saída da Via Ágil do transporte coletivo piracicabano, em maio de 2020, o serviço oferecido à população é realizado por meio de um contrato emergencial. Pela terceira vez, a prefeitura contrata os serviços da Trans Acreana (TUPi – Transporte Urbano de Piracicaba). Nesta nova etapa de operação na cidade, a empresa segue com um contrato válido por 180 dias num valor de R$ 39,5 milhões.

De acordo com o secretário da Semuttran, José Vicente Caixeta Filho, uma nova licitação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros está em fase de análise técnica. As audiências para o troca da empresa de transporte público, ou a manutenção da atual, deve ter início no segundo semestre conforme habilitação no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do serviço. Após a conclusão das etapas de audiência pública, e publicação do Edital do Serviço de Transporte Público Coletivo, será determinada uma data para que as empresas interessadas em participar da licitação apresentem suas propostas, informou a Pasta.

NOVO CONTRATO

As exigências da Semuttran a TUPi são que veículos em operação sejam mais novos que os atuais; veículos das linhas troncais sejam dotados de tomada tipo USB (para carregamento de aparelho celular) e de sistema Wi-Fi; disponibilização de um aplicativo (Bus2),- cujo usuário poderá ter a informação, em tempo real, das linhas que operam no sistema. A secretaria também disponibiliza outro aplicativo, o ‘Conte para a Semuttran’ para que o usuário envie sugestões para a melhoria do serviço. No entanto, conforme checagem da redação do Jornal de Piracicaba, o aplicativo citado ainda não está disponível.

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 + um =