Equipe da UTI Neo da Santa Casa de Piracicaba faz fotos de Natal com os prematuros

Equipe da UTI Neo da Santa Casa de Piracicaba faz fotos de Natal com os prematuros. | Foto: Divulgação

O presente de Natal deste ano chegou mais cedo para os pais de prematuros internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da Santa Casa de Piracicaba. Para quem vive esta realidade, sabe da luta diária dentro de uma UTI Neonatal. O aperto no coração ao ter de deixar o hospital sem aquele “pacotinho” nos braços é terrível. A angústia, o medo, a vontade de estar perto 24 horas e a fé de que a cada dia seu bebê vai ganhar forças para vencer essa batalha, são vivenciados diariamente por pais e profissionais neonatologistas.

Pensando nesse momento tão delicado e difícil para os pais e na vontade de ajudá-los nessa fase, a estagiária de técnica de enfermagem Caroline Sanches de Marchi, teve a ideia de confeccionar gorrinhos de Papai Noel para enfeitar os bebês como forma de presentear os pais e mostrar a eles que esse grande e especial presente, logo vai estar em casa com toda a família.

 “Sempre gostei de fazer esse tipo de artesanato e, numa manhã, vendo as mães com os bebês e suas expressões de tensão e angústia, decidi fazer essa lembrança para alegrar seus corações e também como forma de aumentar a esperança de cada um neste período de fim de ano”,  disse Caroline.

Com os gorrinhos prontos era hora de fazer desses pequenos guerreiros, os mais lindos modelos natalinos para que um dia, tanto os pais quanto os próprios bebês, tenham a lembrança de como foi o primeiro Natal de suas vidas. 

Como forma de humanizar ainda mais atendimento, a UTI Neonatal da Santa Casa de Piracicaba e o Serviço de Psicologia Hospitalar oferecem o grupo Filhos Valentes para acolhimento, acompanhamento e esclarecimento de dúvidas aos pais de prematuros.

A enfermeira coordenadora da UTI Neo, Maiby Marocco Parazzi, salienta que as ações propostas  estimulam o exercício diário de se colocar no lugar dos pais e sentir suas angústias ao mesmo tempo em que é passado a eles toda a experiência da equipe diante da situação. “São médicos neonatologistas, cirurgiões pediátricos, cardiológico e neurológico, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogo e enfermeiras treinadas e comprometidas com o acompanhamento, análise e reavaliação diária para um tratamento rápido e seguro”, explica Maiby.

Para a administradora da Santa Casa, Vanda Petean, o grupo oferece toda assistência à família para melhor compreensão dos processos que o bebê precisa vivenciar dentro da UTI Neo. “Temos uma equipe altamente técnica que ao mesmo tempo oferece uma assistência humanizada, o que permite apresentar e esclarecer à família todas as etapas do tratamento para que os pais tenham maior capacidade de tolerar os difíceis momentos de instabilidade clínica do bebê e também de  vibrarem a cada conquista”, salientou.

Segundo a equipe, cada momento desse processo é único e marcante. A sessão de fotos vai ser mais um deles e vai proporcionar às famílias dos bebês uma recordação positiva do momento em que estão vivendo.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × 2 =