Érico San Juan celebra 30 anos de carreira no humor gráfico

Érico San Juan é o criador do personagem Dito, o bendito
Érico San Juan iniciou no humor gráfico no JP | Foto: Amanda Viera/JP

Nesta sexta-feira (15), o piracicabano Érico San Juan celebra 30 anos de carreira no humor gráfico. Neste mesmo dia, em 1991, aos 15 anos, ele entrou pela primeira vez na redação do Jornal de Piracicaba, com a tarefa de fazer as capas, ilustrações internas e quadrinhos do suplemento infantil.

Três décadas depois, o ilustrador e caricaturista, designer gráfico graduado pela Unimep e radialista pelo Senac, comenta alguns dos desafios da criação, que hoje são realizados não mais com lápis, nanquim e papel, mas sim com mouse e no monitor do computador.

Para marcar o aniversário, Érico San Juan vai lançar dois e-books pela editora Marca de Fantasia, com caricaturas e quadrinhos selecionados das três décadas de carreira. “Sou um artista gráfico que veio de uma época que não existia internet. Somente esse fato faz uma colossal diferença. Minha expansão de horizontes profissionais e pessoais, no entanto, se deu junto à expansão da própria internet”, fala Érico sobre a própria trajetória.

Quanto à relevância de sua obra, ao longo de 30 anos, o piracicabano aponta exatamente a pluralidade do trabalho que realiza. “Talvez seja no fato de possuir uma inquietação permanente, que leva sempre a novas tentativas de abrir frentes e espaços diferenciados para os meus desenhos”.

E 30 anos depois do primeiro dia no JP, Érico San Juan relembra o passado. “O Jornal de Piracicaba foi a minha escola informal, o primeiro lugar onde trabalhei como ilustrador. Meus trabalhos mais marcantes no JP foram as ilustrações e quadrinhos para o suplemento infantil Jornalzinho, de 1991 a 1996, um suplemento que eu lia quando era criança, desde o ano em que foi publicado pela primeira vez em 1982”.

Outro trabalho que ele destaca é a tira de quadrinhos Dito, o bendito, publicada de 1993 a 2005 no Jornal. “Até hoje, o Dito é meu personagem mais conhecido, para além das fronteiras de Piracicaba”.

Conheça o trabalho de Érico San Juan em instagram.com/ericosanjuan.

Erick Tedesco

Leia mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × um =