A exposição das obras ficou para 2021 (Foto: Amanda Vieira/JP)

Cliques humanistas do cotidiano de Piracicaba feitos pelo fotógrafo José Benedito Libório e a captura dos sentimentos desses olhares concretizados em poemas por Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto compõem um presente artístico para os 253 anos de Piracicaba: a revista digital “Piracicaba a gosto”, que a Esalq/USP lança em comemoração ao aniversário da cidade.


O trabalho seria publicado em uma exposição no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, mas a pandemia fez os artistas mudarem os planos. A exposição foi adiada para 2021, mas a vontade encantar os dias difíceis pelos quais a humanidade passa falou mais alto.

Idealizado por Carmen, a ideia da revista é que, para cada um dos 31 dias de agosto, os piracicabanos encontrem na revista um gostinho artístico do cotidiano: da cena no Mercado Municipal à beleza do Rio de Piracicaba e da simplicidade de edificações centenárias. A revista é composta por 74 páginas e traz 31 fotografias e 31 poemas inspirados nelas. O projeto gráfico é de Cristiano Ferrari Prado.

“Amo Piracicaba como minha cidade do coração e pensamos desde 2019 em fazer um projeto cultural que fosse voltado para elementos ligados ao olhar apurado de cada recorte, sem nenhum critério técnico. Mas com a pandemia a exposição física acontecerá em 2021. Entretanto estamos oferecendo uma revista virtual em saudação aos 253 anos, para que a população possa se alegrar um pouco mais com as lindas visões de nossa cidade. São 31 dias, todos repletos de emoção”, conta Carmen.

Para Libório, a revista une fotografia e literatura em um diálogo entre as artes. “Essas imagens são anteriores à quarentena, fazem parte do meu acervo, são resultados da minha observação durante meus deslocamentos pela cidade. Paisagens, fotos de rua e arquitetura são meus temas favoritos”, relata.

O material está disponível no site da Esalq.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

onze − 10 =