autodidata
Paulistano Silvio Zocchi, que mora em Piracicaba há 30 anos, é o autor das obras. (Gerhard Waller)

 

Um dos 15 trabalhos expostos na instituição de ensino. (Gerhard Waller)

O artista plástico autodidata paulistano Silvio Sandoval Zocchi, morador de Piracicaba há mais de 30 anos, expõe 15 trabalhos que realizou ao longo das últimas três décadas — a maioria na época em que era estudante de Agronomia —, na mostra Retratos de uma Alma Inquieta, que será aberta segunda-feira, às 20h, na praça ao lado da Central de Aulas da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A exposição poderá ser vista gratuitamente até 2 de setembro, diariamente, das 08h às 22h.

As obras expostas são ampliações dos desenhos originais feitos em folhas A3 e A4 para painéis de 1m x 1,4m. “Quando eu não estava muito bem, sentia a necessidade de desenhar, mas não sabia o que desenhar, então eu fazia traços naturalmente, sem saber o que iria sair. Eu alterno muito as cores e percorro vários locais do papel”, explicou Zocchi. Para ele, a arte que produz é como uma válvula de escape para a própria timidez.

Ele contou que passou por um período de “oscilação, depressão e solidão” e foi a arte que o ajudou. “Quero mostrar para as pessoas que, apesar de um longo período de sofrimento, há, sim, a possibilidade de encontrar a felicidade e estabilidade emocional”, afirmou, acrescentando que esta é a primeira exposição que realiza.

“Imagino que vou causar uma certa inquietude nas pessoas que aparecerem para apreciar a minha arte. Espero que fiquem curiosos, compenetrados e que, de alguma forma, reflitam sobre minha arte”, disse ele, que é professor do departamento de Ciências Exatas da Esalq e também produziu dois murais para a Atmos Paraquedismo, no Aeroporto Pedro Morganti, em Piracicaba.

A mostra é realização da Esalq, por meio da CCEx (Comissão de Cultura e Extensão Universitária), SVECEx (Serviço de Cultura e Extensão Universitária), Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz e da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo).

SERVIÇO — Exposição Retratos de uma Alma Inquieta. Abertura: segunda-feira, às 20h, na Esalq (avenida Pádua Dias, 11, Agronomia). Visitação: até 2 de setembro, diariamente, das 08h às 22h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3429-4100.

 

(Leonardo Benedito )

1 COMENTÁRIO

  1. Silvinho !!! Meu amigo de infância!!! Sempre teve esse dom! Tenho alguns desenhos seus, guardados com muito carinho!!! Orgulho de ser sua amiga de tanto tempo Silvinho! Meu amigo-irmão. Você merece esse reconhecimento!!!! Parabéns !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + quatro =