Escola de Música abre inscrições para novo curso de filosofia

O evento tem transmissão gratuita pelo Youtube da entidade (Foto: Amanda Vieira/JP)

‘De Homero a Platão, a formação cultural do ocidente’ é o nome do curso livre de Filosofia, ministrado por Romualdo da Cruz Filho, que a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) oferece neste segundo semestre, com opção de aulas presenciais, às terças-feiras ou virtuais, às quintas, com duração de três meses. Assinantes do Clube JP têm 25% de desconto na mensalidade.

O início das aulas para a Turma 1 (presenciais), está previsto para o dia 15 de setembro, com três meses de duração, sempre às terças-feiras, das 19h às 20h30 horas. O início das aulas para a Turma 2 (online), será às quintas-feiras, pela plataforma streamyard.com, das 19h às 20h30 horas, a partir do dia 17 de setembro.

De acordo com o professor de filosofia, Romualdo da Cruz Filho, mestre em filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), o tema De Homero a Platão, a formação cultural do ocidente foi escolhido tendo em vista o perturbante cenário nacional, em que a cada dia aparecem novidades que colaboram apenas para piorar as expectativas das pessoas em relação ao futuro do país, devido a tantas notícias negativas envolvendo nossas autoridades em falcatruas.

“É recorrente na história da filosofia o retorno aos pensadores clássicos quando a sociedade se revela abalada em seus fundamentos éticos e morais e a realidade passa a exigir novas perspectivas a fim de se evitar o declínio acentuado da relação entre as pessoas”, explica.

O curso, ressalta o professor, volta às raízes da formação ocidental e se propõe a ser um momento de estudo e reflexão sobre a origem do pensamento grego e europeu, matriz do pensamento cristão.