Escola de Música faz recital ao vivo e transmite pela internet

A transmissão ao vivo será pelo Instagram da instituição. (Crédito: Diana Wittkowski)

Vencedores de diversos concursos − inclusive nos Estados Unidos, onde residiram por alguns anos − Jairo Wilkens (pianista) e Clenice Ortigara (clarinetista) estão em Piracicaba neste sábado (21) para realizar o recital Duo Palheta ao Piano. O concerto acontece às 18h na Sala Dr. Mahle, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), mas sem plateia – será transmitido ao vivo pelo Instagram da instituição, @empempira.

Os músicos, de Curitiba, já estão na cidade e, devido à disseminação da Covid-19 (novo coronavírus) e as medidas preventivas do Governo do Estado de São Paulo, o recital não pode ser aberto ao público. Mônica Santa, diretora da Empem, conta que a transmissão pela internet foi a solução. “Estava agendado faz tempo e a vinda do duo foi um pedido da própria Cidinha Mahle”.

O Duo Palheta de Piano apresenta na Empem um repertório variado, que traduz as inúmeras possibilidades expressivas deste tipo de formação (piano e clarinete). Algumas obras do programa são Cenas Cariocas (2ª Suíte), de José Guerra Vicente, Toada, Luz, Águas Claras de Edmundo Villani-Côrtes, Valsa-Choro de Osvaldo Lacerda, Sonatina de José Siqueira e Sonatina (1974), do anfitrião Ernst Mahle.

Aliás, a relação do duo com Ernst e Cidinha Mahle vai além de um contrato para o recital na noite deste sábado, revela Mônica. “Ano passado, Clenice e Jairo estiveram na Empem para produzir uma entrevista especial com o casal e sobre a escola”. Hoje, durante o concerto, serão exibidos trechos desta entrevista com o maestro Mahle.

Clenice Ortigara e Jairo Wilkens são músicos reconhecidos na capital do Estado do Paraná. Clenice é pianista do Coroda Camerata Antiqua, de Curitiba, e leciona na a Embap (Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná), agora incorporada à Unespar. Wilkens é o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Paraná. Já venceram 15 premiações e se apresentam juntos há 19 anos.

SERVIÇO

Duo Palheta ao Piano, neste sábado, às 18h, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). Transmissão ao vivo pelo Instagram da instituição: @empempira.

Erick Tedesco

[email protected]