Escritor lança amanhã guia caipiracicabano

“Para novas gerações cuidarem das lembranças”, diz Netto

O icônico Cecílio Elias Netto disponibiliza gratuitamente o seu ‘Guia Amoroso’

O jornalista e escritor piracicabano Cecílio Elias Netto lança amanhã o ‘Guia Amoroso da Terra – uma viagem pela alma caipiracicabana’. A publicação virtual poderá ser acessada no portal do jornalista, A Província – https://www.aprovincia.com.br/ guia-amoroso-da-terra/. O guia foi escrito a partir das referências do patrimônio imaterial da cidade e da memória e sentimentos do autor. Destinado tanto a seus moradores, quanto aos visitantes que chegam de fora, o propósito é estimular uma peregrinação pelo caipiracicabano. “Na realidade, trata-se da identidade quase esquecida daquela que foi considerada a notável cultura caipira do universo paulista.” O lançamento de amanhã é a primeira parte do novo projeto do escritor, lançado, agora, em formato digital.

O site A Província – que reúne conteúdo cultural e histórico, com foco na preservação e difusão da memória da cidade de Piracicaba e região – foi criado por Elias Netto no início dos anos 2000. O ‘Guia Amoroso da Terra’ foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, no contexto do ProAC-SP (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), no eixo ‘Prêmio por Histórico de Realizações’, um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de patrimônio imaterial, cultura popular, tradicional e urbano. “Neste guia, acho eu, estou pretendendo contar das maravilhas de uma terra na qual fui plantado.

Há belezas que, ainda agora, por aí estão. Outras, não acredito que tenham desaparecido, pois, enquanto estiverem na lembrança de alguém, continuarão vivas. Penso num guia amoroso que possa inspirar o desejo de as novas gerações cuidarem de colher suas lembranças para, um dia, virem a eternizá-las. Por isso, nesse roteiro amoroso, fiz questão de que tempo e espaço comungassem comigo. Na realidade, vivo a necessidade imperiosa de contar, de apenas contar tudo aquilo e aqueles com quem cruzei na vida e nesta terra encantadora.”

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

seis + 10 =