Escritoras piracicabanas lançam livro infantil bilíngue

Parte da renda do livro será destinada ao Espaço Pipa | Foto: Erick Tedesco

As escritoras piracicabanas Ivana França de Negri e Carmen Pilloto, nomes conhecidos do ofício das letras na cidade, mais uma vez uniram ideias para a concepção de um livro infantil. “Serafina, a baratinha assanhada/Edmundo o gafanhoto arteiro”, uma edição de capa dura, colorida e bilíngue (com tradução ao inglês por Fernanda Bacellar), será lançada neste domingo (1º), às 15h, no hall de entrada do Teatro do Engenho.

Como ressaltam as autoras, parte da renda arrecada com a venda dos livros será revertida para o Espaço Pipa, instituição piracicabana que cuida de pessoas com síndrome de down. Em ocasiões anteriores, Ivana e Carmen realizam ações similares, ajudando entidades importantes da cidade, como à cidade geriátrica Lar dos Velhinhos.

A história, conta Ivana, é uma literatura infantil que trabalha com conceitos de diversidades e a busca pela realização de sonhos. “São dois personagens num mundo fantástico, o gafanhoto Edmundo e a baratinha, Serafina. Ele é o arteiro e, ela, a assanhada”, contextualiza a autora.

Em uma parte, o livro narra a ousadia de Serafina em explorar o ambiente que a cerca, seja o mundo das baratas como o mundo dos humanos. “A baratinha queria mesmo é se aventurar, passear entre os humanos e a história reforça isso: sonhos possíveis em um cenário impossível”, destaca Ivana. O olhar, complementa, é o da criança. “É uma visão ingênua, pura, que quer alcançar seus sonhos”.

Já a história de Edmundo, contextualiza Carmen, também mostra um bichinho – um grilo – que quer ir além das funções ‘gafanhotais’ às quais seus pais tentam forçá-lo. Ele, no entanto, quer ser mais do que uma praga – entrou para o mundo dos malabares e começou a fazer novas amizades, com a flor Dona Margarida.

Toda a obra é amparada pelos desenhos de Renato Fabregat. Da primeira à última página, ilustrações acompanham o texto. Chama a atenção pelas cores lúdicas, que dão um tom imaginário à história.

Referente à tradução ao inglês, Fernanda conta que o lúdico e o imaginário infantil foram as faíscas necessárias para realizar este trabalho na companhia de Ivana e Carmen.

No dia do lançamento do livro, as autoras prometem uma tarde cultural com surpresas. A obra será vendida no local por R$ 25 e, posteriormente, pode ser adquirida com Ivana ou Carmen. Interessados podem solicitar “Serafina, a baratinha assanhada/Edmundo o gafanhoto arteiro” por meio do e-mail [email protected].

Erick Tedesco ([email protected])

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + 20 =