Espaços abertos até em apartamentos

Mármores claros dão um toque clássico ao recinto

Quando observamos aquelas fotos no Instagram ou em galerias digitais sobre a temática de espaços abertos, imaginamos lugares grandes com móveis modernos, janelas enormes que iluminam todo o ambiente, e ao fundo uma cozinha americana com cadeiras altas e contemporâneas.

Ao pensar nisso, a arquiteta Daniela Funari assinou o trabalho denominado Conexão, que, como o próprio nome sugere, trabalha com um designer de espaço aberto em que os cômodos se conectam.




Os ambientes escolhidos foram os apartamentos, locais onde normalmente o espaço é mais confinado. A ideia é dos espaços que normalmente são separados por paredes, mas que com esse designer essa concepção é literalmente quebrada para que os cômodos se interajam.


Espaços abertos dão impressão de expansão e amplitude

Sobre a estética do local, os caminhos são abertos em uma circulação melhor ao otimizar o espaço. “As linhas retas dos mobiliários e sua base neutra permitem toques pontuais de cores nos objetos de decoração. A ideia é seguir a linguagem da neutralidade” conta a arquiteta.

Na questão do ambiente ser em tons neutros, a escolha foi feita para que não houvesse um contraste agressivo entre os locais, mas sim, harmonia em todos os ambientes sejam eles banheiros, lavanderias, cozinhas. Segundo Daniela, a cor branca é um clássico, preferido pela maioria das pessoas por transmitir a sensação de pureza e limpeza. O piso também deve harmonizar o conceito aplicado em todo o projeto e uma dica é o chão ser uniforme. Para Daniela a melhor escolha é o mármore. “O mármore é um dos revestimentos mais clássicos e usados em projetos. Os egípcios foram grandes apreciadores, mas sua popularização se deu graças aos gregos. Apenas na idade média seu uso nos interiores das residências ganhou força. E até hoje é um dos mais solicitados por imprimir nos ambientes elegância e sofisticação”, comenta a arquiteta.

O piso em pedra, além de evitar ácaros, poeira e ser frio, fica perfeito em um país tropical como o Brasil. É fácil para limpar e não mancha com facilidade.

Outro objeto utilizado na decoração de espaços abertos e que combina como conexão entre cômodos são móveis em madeira. Sempre com um aspecto moderno, os detalhes da madeira tornam o local mais aconchegante e familiar na casa, além de ser usado como divisor de um lugar para o outro sem perder a essência do espaço aberto.

Larissa Anunciato