Alguns eventos que aconteceriam no Dr. Losso Netto já foram suspensos | Foto: Claudinho Coradini

Nenhum caso de Covid-19 foi detectado em Piracicaba até o final da tarde de ontem, no entanto, assim como municípios de todo o estado de São Paulo e outras partes do Brasil, espaços culturais estão temporariamente fechados a partir de hoje para evitar que a disseminação da doença.

Em reunião com o prefeito Barjas Negri no domingo (15), a Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo) optou por cancelar diversos eventos que aconteceriam em espaços ligados à pasta. Em nota, o poder público disse que a secretária Rosângela Camolese já se reuniu com produtores do eixo Rio/São Paulo e decidiram suspender algumas apresentações, como o show do cantor Moacir Franco, previsto para o próximo dia 4 de abril.

Outro evento em destaque na agenda cultural de março e que foi adiado é o primeiro concerto da temporada 2020 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, que aconteceria dia 28 de março, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Também estão suspensas as audições dos inscritos para as vagas de músico profissional em violino, músico estagiário em violino e uma vaga para músico profissional em oboé. As inscrições, no entanto, permanecem abertas até o dia 24, pela internet.

“A OSP busca, com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e direção do Teatro Dr. Losso Netto, uma nova data para o concerto e para os testes dos músicos, que será anunciada em breve”, destacou a assessoria da pasta em nota.

O Projeto Guri e o Instituto Formar também anunciaram suspensão das atividades. No Guri, as aulas foram suspensas por decreto do governador João Doria (o projeto é uma parceria da prefeitura e o governo do Estado), assim como adiado o espetáculo que aconteceria nesta semana com a artista Mônica Salmaso, ainda sem uma nova data definida.

O Sesc Piracicaba, que abriu no último domingo (15), e abrigou algumas atividades, como o grande espetáculo infantil conduzido pelo Bnegão & Seletores de Frequência no Ginásio da unidade, anunciou ontem que estará fechado ao menos até o fim de março.

A assessoria de imprensa do Sesc emitiu uma nota sobre o assunto. “Tendo em vista a classificação do novo coronavírus como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o rápido crescimento do número de pessoas infectadas no Estado de São Paulo, o Sesc SP determinou o fechamento de todas as Unidades a partir do dia 17 de março com a suspensão de toda a programação até, inicialmente, o dia 31 de março”.

O Sesi Piracicaba também avisou no domingo (15) que permanecerá, por tempo indeterminado, sem realizar eventos culturais nos espaços da unidade local. “A decisão foi tomada como medida de prevenção ao aumento de casos do coronavírus no país. A decisão do Sesi-SP tem como objetivo evitar grandes aglomerações de pessoas”, informou por meio das redes sociais.

Outro local que suspendeu as atividades para reduzir o contágio do coronavírus em nível nacional é o Ponto de Cultura Garapa, que na sexta-feira passada (13), realizou uma sessão de cinema com o filme vencedor do Oscar, “Parasita”. O diretor do espaço, Antônio Chapéu, comentou sobre a decisão. “Entendemos a situação do país e, por isso, suspendemos a programação do Garapa até tudo se normalizar. Não adianta ir contra os encaminhamentos dados por autoridades do país”, ressalta.

Já a edição 2020 da Paixão de Cristo de Piracicaba, agendada para acontecer durante a Semana Santa (segunda semana de abril), ainda não existe uma posição oficial sobre sua realização, adiamento ou cancelamento. “Até a presente data, nada podemos informar sobre isso. Na tarde de ontem, os ensaios aconteceram normalmente nas dependências do Engenho Central”, informou ontem a assessoria de imprensa do Guarantã, companhia responsável pela montagem.

Até o fechamento desta edição, a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) não informou se o Centro Cultural Martha Watts ficará fechado por algum tempo.

Erick Tedesco ([email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 − 2 =