Objetivo é buscar investidores privados nacionais e estrangeiros para 19 projetos de Parcerias Público-Privadas e concessões. (Foto: freepik)

Muitos setores do mercado brasileiro estão sofrendo com os impactos gerados pela COVID-19. A retomada, em muitos deles, será mais lenta do que se previa, principalmente nos negócios solo, ou seja, aqueles de iniciativa própria do empresário, iniciados do zero, já que dependerão de uma dose extra de planejamento e investimento, além de precisarem de mais tempo para diagnosticar, testar e implementar novas soluções.

No franchising, com todo o networking girando em rede, os motores já começam a se aquecer, pois são mais pessoas atuando em conjunto para mapear os entraves e buscar alternativas. Dados divulgados, em julho, pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, indicam uma redução significativa nas perdas de faturamento. Em junho, a queda foi de 30,1% ante os 48,2% de abril, sinal de efetiva recuperação a partir da reabertura da economia.

Mas não é só esse aspecto que diferencia uma franquia de um negócio próprio. Segundo a CEO da Wowe, rede especializada na comercialização de serviços financeiros via correspondência bancária 100% digital, Ana Paula Ferreira, o fator preponderante na hora de decidir entre um modelo e outro é em relação à marca. “Em geral, a rede de franquias já trabalhou amplamente o branding, tornando-a conhecida no mercado, o que leva o franqueado a desbravar mais facilmente o seu mercado, com um potencial maior de alcance voltado a atrair novos clientes”, enfatiza a especialista.

Além disso, Ana Paula explica que uma rede de franquias conta com toda uma infraestrutura e suporte aos seus franqueados, o que não acontece quando se opta por abrir uma operação sozinho. “O empreendedor solo terá de enfrentar as oscilações do mercado sem qualquer base de comparação, histórico e curva de aprendizagem”, aponta.

Nesse sentido, o respaldo que o franqueador oferece, principalmente quanto ao know how da operação, é o que, via de regra, garante a rentabilidade e o retorno do investimento, diminuindo o risco de mortalidade da empresa.

Por outro lado, a especialista afirma que o franqueado precisa ter aptidão e interesse para operar o dia a dia da franquia. É o famoso “barriga no balcão”. “Trata-se de um modelo de negócio em que as estratégias ficam a cargo da franqueadora e a operação, do franqueado. Isso significa dizer que o candidato à franquia precisa ter disciplina e foco na gestão, além de se submeter às regras já incorporadas ao negócio, pois elas já foram testadas. Tudo gira em torno da rede, ou seja, um franqueado não pode decidir e implementar isoladamente uma ação que para ele é a ideal, pois isso poderá afetará o modus operandi de todas as unidades”, explica Ana.

Sendo assim, a escolha do modelo de negócio dependerá muito do perfil do empreendedor. Pessoas com o perfil muito estrategista e inovador podem se frustrar ao tentarem implantar suas ideias de mudanças a todo tempo. Por outro lado, a franquia, por ser uma operação pronta, já entrega ao franqueado toda a gestão comercial, administrativa e de marketing, viabilizando mais rapidamente o negócio. “Até o plano de negócios do franqueado já é analisado e implementado previamente, de maneira conjunta, minimizando o risco do investimento e parametrizando os trâmites para o sucesso da operação”, afirma Ana.

Segundo a executiva, outra vantagem ofertada por uma rede de franquias na comparação com o negócio próprio é o aumento da lucratividade em razão da melhor negociação de preços com fornecedores e parceiros. “O volume de produtos ou de serviços a serem executados para toda a rede é muito maior se comparado à negociação de uma única unidade, o que viabiliza a aquisição a preços mais competitivos, gerando mais lucro a todos os franqueados”, finaliza Ana

Investimento e prazo de retorno da microfranquia Wowe

Com investimento inicial a partir de R$ 35 mil reais, o franqueado digital Wowe tem acesso a todo o know how da franqueadora nesse mercado de correspondência bancária 100% digital. Outra vantagem é que a Wowe não exige conhecimento específico na área financeira, pois a franqueadora realiza os treinamentos necessários, mas é preciso conhecer práticas comerciais e de gestão, ter veia empreendedora, estar antenado ao dinamismo do mundo digital, ser flexível, organizado e atuar pessoalmente no dia a dia do negócio. O prazo de retorno estimado pela franqueadora é de 10 a 18 meses.

Após 15 anos gerenciando call center na área de telecomunicação, Ana Paula Ferreira decidiu ingressar, em 2017, no mercado de correspondência bancária. Em três anos, implementou sua expertise adquirida no call center neste segmento, inovando o modus operandi dos correspondentes bancários no País, passando a ofertar esse atendimento de maneira 100% digital e exclusivamente remoto. Atualmente a empresa comercializa cerca de R$ 70 milhões de crédito ao ano e, em 2020, iniciou a formatação do negócio para o sistema de franchising, lançado, agora, oficialmente ao mercado

Website: https://wowe.online/sejaumfranqueado

Fonte: Agência Estado

Marhca RH

Rua São José, 330, Centro. Fone: 3434-2080. Das 8h às 17h30.

Analista contábil (CRC Ativo/Fechamento de Balanço, DRE, ECD, ECF)
Analista fiscal (Fechamentos/Obrigações acessórias/ Parametrização será diferencial)
Selecionadora (Exp. Entrevistas/ Triagem currículos
Fisioterapeuta (Exp. E especialidade em Laser)
Estagiários (as) de administração (Auxílio no Depto. Fiscal e Financeiro)
Desenhista/projetista (Auto cad./ Inventor/ Solidworks/Corel draw /Estruturas metálicas)
Projetista mecânico (Formação Tec. ou Sup. Cursando/Auto Cad/Inventor/Auto Desk)
Logistica (Expedição de Produtos e controle de patrimônio/Sist. ERP)
Almoxarife auxiliar (Exp. Informática)
Estoquista (Recebimento, conferencia e estoque de materiais químicos)
Técnico químico (Atuar na Produção/CRQ ativo)
Técnico ar condicionado (Exp. Manut. e Instalação)
Tec. montador (Inglês/ Disp. Viagens exterior)
Técnico eletroeletrônico (Exp. Manut. Máquinas de solda)
Técnico eletrônico (Exp. Eletro portáteis- micro-ondas/bebedouro/aspirador/adega)
Técnico química (Aux. fabricação Equip. área medica)
Telemarketing (Vendas de crédito Consignado)
Vendedor (a) (Exp. Vendas Serviços/Venda Int./Ext.)
Vendedor técnico (Exp. Serviços de Instalações Elétricas)
Vendedor (a) interno (Exp. Telemarketing ativo)
Vendedor (Vendas de peças, máquinas, equipamentos e acessórios)
Maçariqueiro (Realizar Oxicorte de sucatas)
Maçariqueiro de caldeira (corte de Chapas – exp. Maçarico Tartaruga)
Mecânico montador (Equipamentos mecânicos e pneumáticos)
Cromador (EXP.)
Lubrificador (Exp. Máquinas pesadas / CNH “C”)
Eletricista (Exp. Montagens Industrial)
Pintor industrial (Exp. Tratamento de peças e Pinturas Eletrostáticas)
Torneiro mecânico ½ Of. (Exp. Torno convencional/ Medidas)
Motorista “D” e “E”
Auxiliar de operações (ATUAR EM PÁTIO)
Op caminhão – pipa/ basculante
Op. pá carregadeira –Desejável: exp. trabalho a quente e serviços a frio
Op. escavadeira com garra ou eletro imã para manuseio de sucata
Op. guindaste // op. poli guindastes
Op. trator rebocador
Operador de máquinas pesadas
Atendente (Segunda a domingo/folgas semanais e um domingo por mês)
Montador de moveis (Exp. Moveis planejados/CNH “B”)
Ajud. produção (Exp. medição/ Certificado SENAI/Industrial /ou SESI)
Ajud. produção (Conhec. enchimento cilindros/ CNH “B”)
Aprendiz (Cursos Tec. Elétrica/Mecânica/Eletroeletrônica/Cart. Hábil. )
Tosador (Curso de banho e Tosa)
Masseiro (Exp. Produção de salgados/conhec. Com recheios diversos)
Aux. cozinha (Exp. Montagem e preparo de salgados fritos e assados)

Expert RH

Rua Dom Pedro I, 573 – Centro

Analista Administrativo – Superior Completo em Administração, Ciências Contábeis, Rh ou áreas correlatas. Necessário total domínio na área fiscal, generalista em recursos humanos (DP e R&S) e na área de compras. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Caixa – Ensino médio. Necessário experiência em loja de roupas. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Caldeireiro – Ensino médio. Necessário experiência em traçagem, corte, dobra, montagem e acabamento de peças/equipamentos e solda Mig/Tig e Elétrica. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Coordenador de vendas – Superior completo. Possuir inscrição no CRECI. Curso técnico de Transações imobiliárias (TTI). Conhecimento do mercado imobiliário (MCMV), treinamento de corretores de imóveis e coordenação de stand de vendas. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Costureira – Ensino médio. Necessário experiência em ternos e camisarias. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Desenhista projetista – Ensino técnico na área de desenhos e projetos. Necessário experiência em desenvolver projetos. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Fresador – Ensino médio. Experiência em usinagem de peças não seriadas de pequeno e médio porte. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Gerente de loja – Ensino médio. Necessário experiência em loja de roupas e liderança de equipe. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Gerente de transporte – Superior completo ou cursando. Necessário experiência em empresas de ônibus, especificamente no setor de fretamento. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Líder de controle de qualidade – Superior em Ciências Biológicas. Excel avançado. Necessário experiência na área de microbiologia, liderança de equipe e aplicação de treinamentos internos. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Líder de manutenção – Superior em Engenharia Mecânica, Engenha Elétrica, Engenha de Produção, ou Mecatrônica. Necessário experiência em gestão de manutenção e liderança de equipe. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Operador de produção – Ensino médio. Necessário experiência em prensa. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Soldador (LGMT) – Ensino médio. Curso de Soldador. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Técnico de segurança do trabalho – Curso de Técnico de Segurança do Trabalho. Registro na DRT. Necessário experiência em gerenciar documentações e requisitos obrigatórios referentes à área (ASOs, EPIs, CIPA, PPRA, PCMSO, PPP, entre outros). Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Técnico montador – Técnico em Química com CRQ. Desejável experiência em montagem. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Torneiro mecânico – Ensino médio. Experiência em usinagem de peças não seriadas de pequeno e médio porte. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Vendedor – Ensino médio. Necessário experiência em loja de roupas. Conhecimento em vendas através de montagem de sacolas, WhatsApp e Instagram. Disponibilidade de horário. Enviar currículo para [email protected] ou Rua Dom Pedro I, 573.

Seletiva RH

Rua Moraes Barros, 1216, Centro. Fone: 2532-6765. Das 8h às 17h.

Auxiliar de Marcenaria ( Desejável experiência)
Marceneiro (Ter Registro em Carteira)
Técnico em Help Desk (Necessário estar cursando ou já concluído algum curso na área de TI)
Vendedora (Experiência no ramo de ótica )
Auxiliar de Serviços Gerais (irá trabalhar com Maçarico)
Auxiliar operacional (irá trabalhar com limpeza e conservação de área externa)

Semtre Piracicaba

Rua Monsenhor Manoel Rosa, 900, Centro. Fone: 3437-2223. Das 8h às 16h30.

Ajudante de Pintor (vaga temporária)
Ajudante de Serralheiro – Experiência de 6 meses
Borracheiro Diesel – Experiência de 6 meses
Caldeireiro ( vaga temporária) – Experiência comprovada
Carpinteiro – Experiência de 6 meses – Ter disponibilidade para mudança de turno quando necessário
Chefe de limpeza – Experiência de 6 meses – Para trabalhar de segunda a sábado
Cortador de Banda de Pneus – Experiência de 6 meses – Ter veículo próprio
Escareador de Pneus – Experiência de 6 meses – Ter veículo próprio
Fresador – Experiência de 6 meses – Ter curso de Fresador
Jardineiro – Experiência de 4 meses – Ter CNH “B”
Marceneiro – Experiência de 6 meses – Experiência em montagem e produção de móveis
Meio oficial de marceneiro – Experiência de 6 meses – auxiliar na produção e acabamento de móveis
Meio oficial fresador – Experiência de 6 meses – Ter curso de fresador
Operador “A” – Ter experiência em carteira como Operador de Escavadeira, etc.
Operador de Máquina – Experiência de 3 meses – Ter CNH “B”
Programador de Torno CNC – Obrigatório saber interpretar desenho, instrumento de medição
Soldador – Ter curso de Solda
Soldador ER e TIG (vaga temporária)
Técnico de Eletrodomésticos – Vaga temporária.
Técnico em campo (Auxiliar de laboratório) – Ter CNH “A e B”
Vendedor Externo – Ter experiência em carteira com vendas externas e veículo próprio

APOIO RH

Rua Joaquim Andre, 849 – Paulista

Enc. Serv. Gerais/Adm (Exp. disp. horários /vaga temporária).
Técnico Eletroeletrônico: Exp.manut. eletromecânicas, circuitos elétricos ,desejável inglês, disp. Viagens)
Técnico Refrigeração (ar condicionado): Exp. rotinas de manut. Preventivas e corretivas em ar condicionado.
Planejador de Manut. Mecânica (formação em Engenharia ou Téc. Mecânico, acompanhar e avaliar execução das atividades de manutenção planejadas).
Jatista/ Pintor Industrial (Exp. comprovada )
Ajudante Produção /Carga ( Ensino Médio Completo, disp. Horários).
Motorista / Entregador (Exp. função, CNH “B”).
Vendedor (Exp. Ensino médio /vendas internas).
Aux. Limpeza (Exp. função, disp. atuar volante).

Vagas na cidade de São Pedro:
SINE PAT São Pedro:

*Técnico de enfermagem do trabalho CBO3222-15 (salário R$ 2.500,00).

Leia Mais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 3 =