Tesouro Direto, compra de ações e moeda digital são algumas das opções (Foto: Divulgação)

Ano Novo chegando e muita gente tem dúvida de como aproveitar melhor o dinheiro recebido em 2019. Para utilizar bem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o 13º salário, o brasileiro tem procurado alternativas de investimento, mas ainda há muitas dúvidas sobre onde colocar esse capital para render e fazer um bom negócio.

De acordo com o coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, Daniel Weigert Cavagnari, é preciso entender o mercado de investimento antes de aplicar o dinheiro.

Para os que vão iniciar os investimentos no ano que vem, Cavagnari tem uma dica importante. ‘‘A melhor forma de começar é investindo em Tesouro Direto e ir se ambientando. Quando pensar em algo mais além, como ações de empresas no Mercado de Capitais, sugiro buscar uma corretora que auxiliará nesse processo’’, afirma.

Tesouro Direto é um programa nacional que tem o intuito de democratizar a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas por meio da internet.

Outra alternativa para os iniciantes são as já conhecidas poupanças e rendas fixas. Poupança é uma parte da renda ou de um patrimônio que é guardado para ser utilizado em um momento futuro. Já a renda fixa, é um investimento onde o investidor concede um empréstimo acrescido de juros. ‘‘Na dúvida, fique na poupança ou renda fixa. É o caminho mais seguro’’, alerta Cavagnari.

Ainda há a possibilidade de investir em ações. Essas são parte do capital social de uma empresa. Outra opção para começar 2020 com um pouco mais de rendimento são as criptomoedas. A moeda digital tem ganhado cada vez mais relevância no mercado financeiro, dentro e fora da internet. A mais famosa delas, a bitcoin, é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada que constituiu um sistema econômico alternativo. Mesmo assim, ainda é preciso ter cuidado com as corretoras. Desconfie daquelas que oferecem prêmios ou ganhos muito grandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + 20 =