Estado anuncia ‘toque de recolher’ das 23h às 5h, a partir de sexta (26)

Toque de recolher, a princípio, vale até 14 de março | Foto: Claudinho Coradini/JP

A circulação de pessoas em vias públicas em Piracicaba e todo o estado de São Paulo vai ficar restrita das 23h até as 5h, a partir de amanhã (23), como anunciou ontem o governador João Doria. A medida, a princípio, vale até 14 de março. Na coletiva, o mandatário estadual disse que a decisão atende a uma recomendação expressa do Centro de Contingência da covid-19 para conter a aceleração da pandemia.

Piracicaba vai aderir ao decreto. “O decreto estadual se sobrepõe ao municipal”, informa o CCS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura, isto é, o prefeito – Luciano Almeida – pode endurecer as regras, nunca afrouxar. A assessoria da Administração avisa que aguarda a publicação do decreto do Estado para, de fato, aplicar na cidade.

Na coletiva de ontem à tarde, a diretora técnica do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Maria Cristina Megid, disse que a fiscalização deve ser com abordagens e quem desrespeitar pode ser multado.

“Vamos abordar o motorista [ou transeunte] e explicar que ele não pode estar circulando, o risco que ele está correndo. Ele vai ser orientado a voltar para casa, é uma advertência. Será alertado de que, se for pego uma segunda vez, aí sim, ele será multado. Já tem um antecedente e será multado em torno de R$ 525 por reincidência”.

Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. Na prática, o Governo do Estado vai endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.

A restrição de circulação ainda visa coibir tanto os eventos clandestinos como reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugadas.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 + 17 =