Estado cria Dia V para 2ª dose

Foto: Alessandro Maschio/JP

Segundo governo estadual, mais de cinco mil pontos de vacinação no Estado estarão abertos no sábado

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (29) o “Dia V” de vacinação contra covid-19. A iniciativa, em parceria com os 645 municípios, acontecerá neste sábado (2) e tem como objetivo a aplicação da segunda dose da vacina e a atualização dos registros de vacinação na plataforma VaciVida. Segundo o governo estadual, mais de cinco mil pontos de vacinação no Estado estarão abertos das 7h às 19h para a aplicação exclusivamente destas doses neste sábado.

A Prefeitura de Piracicaba não que confirmou a adesão à campanha, mas informou ontem a reabertura de agendas para vacinar vários grupos contra covid-19, com a primeira dose. As vagas foram abertas para adolescentes de 12 a 17 anos e para gestantes e puérperas com 18 anos e para pessoas com 18 anos.

A Secretaria de Saúde informou que o agendamento deve ser feito pelo site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br e só serão vacinadas pessoas devidamente agendadas no grupo ao qual pertencem.

A Saúde informa ainda que, com esta reabertura para o grupo de adolescentes de 12 a 17 anos, terão sido disponibilizadas todas as doses recebidas exclusivamente para esse público. Desta forma, orienta que os adolescentes e responsáveis se atentem para fazer o agendamento.

De acordo com o informe técnico do Governo do Estado, para tomar a vacina, recomenda-se que os adolescentes estejam acompanhados de adulto responsável ou apresentem o termo de assentimento. O documento está disponível no VacinaPira. Além disso, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome).

A Saúde informou que a vacinação contra covid-19 para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos no Estado de São Paulo é feita com o imunizante Pfizer, que é aplicado em duas doses, sendo oito semanas o intervalo entre as doses.

O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia. Vale ressaltar que a pessoa só será vacinada se estiver devidamente agendada no grupo ao qual pertence.

Com as vagas disponibilizadas hoje preenchidas, a previsão de reabertura da agenda será divulgada no site e redes sociais da Prefeitura.

Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link vacinaja.sp.gov.br

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × cinco =