Estado de SP avança para fase vermelha a partir de 2ª feira

Prefeitura de Piracicaba publicou ontem decreto seguindo as determinações do Governo do Estado. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira o fim da fase emergencial de enfrentamento à pandemia a partir da próxima segunda. Com a queda de internações por covid-19, todas as 645 cidades retornam para a fase vermelha até o próximo dia 18. Porém, algumas restrições serão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas. A Prefeitura de Piracicaba publicou ontem decreto com as mudanças a partir de segunda-feira. O documento prorroga as medidas de restrição para o combate à pandemia do coronavírus até o dia 18, em conformidade com as regras estabelecidas na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Com o decreto, somente poderão funcionar com atendimento presencial no município, nesse período, os serviços considerados essenciais, como hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, óticas e estabelecimentos de saúde animal.

No setor de alimentação, supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento e feiras livres, podem funcionar e fica vedado o consumo local. Também retomam serviços gerais como hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;

Segue vedada a realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo, assim como eventos esportivos amadores de qualquer espécie e estabelecimentos destinados à prática de atividade física, sejam academias ou clubes recreativos ou sociais.

ESCOLAS

Para as escolas da rede estadual, a retomada das aulas ocorre a partir da quarta-feira (14). As unidades devem aproveitar a segunda (12) e terça- -feira (13) para organizar o calendário escolar e comunicar e orientar as famílias sobre o retorno das atividades. As redes municipais e particular têm autonomia para fazer o próprio planejamento, respeitando os limites legais e os protocolos do Plano SP. Em Piracicaba, as aulas da rede particular serão retomadas na segunda-feira, desde que observados os protocolos específicos para o setor estabelecidos pelo Plano São Paulo, limitada a presença máxima de estudantes que deverá ser de até 35%.

A fase emergencial está em vigor desde o dia 15 de março para frear o aumento de casos e mortes por covid-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares. O recrudescimento da pandemia exigiu prorrogação na medida no dia 26 de março, com término previsto para 11 de abril. As medidas mais rígidas de restrição, o avanço na vacinação e a expansão de leitos hospitalares resultaram em decréscimo de 17,7% em novas internações e de 0,5% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco − 1 =