Estela Vaz completou 430 km da Ultramaratona de Badwater

Estela Vaz durante a ultramaratona, percorrida pelas ruas de Piracicaba - Crédito foto: Divulgação/Atleta.

A ultramaratonista Estela Vaz, 46, completou a Ultramaratona de Badwater 267 Virtual Race Elite neste final de semana ao encerrar a sua participação bem antes do limite oficial da prova, que era de 16 dias e 90 horas.  Ela completou o percurso de 430 km pelas ruas de Piracicaba em 14 dias e com o tempo de 46 horas e seis minutos.

Com o percurso finalizado através de monitoramento pelo App Strava, a maratonista terminou a prova na 11ª posição entre as 61 mulheres participantes, sendo que destas, 54 concluíram o trajeto.  Na classificação geral, Estela terminou na 54ª colocação entre 162 atletas que completaram a prova no tempo estipulado pela organização.

A atleta decidiu reverter cada quilômetro percorrido em um quilo de alimento que será destinado ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). A arrecadação atingiu um total de mais de 2 toneladas de alimentos e 72 pacotes de fraldas descartáveis.

“Participar de uma corrida virtual nunca foi meu plano, mas a Badwater 267 Virtual Race Elite veio no momento em que eu precisava de um desafio. A ideia de converter isso em doações de alimentos veio no mesmo instante e aproveitei a oportunidade de fazer o que eu gosto com a chance de mobilizar outras pessoas para uma meta em comum.” – disse.

Na edição presencial da Ultramaratona de Badwater em 2019, disputada no percurso de 217 km pelo Deserto do Vale da Morte, na Califórnia (EUA), num local em que a temperatura pode ultrapassar os 48º C, Estela terminou a prova com o tempo de 39 horas e 18 minutos, fechando a sua participação na 10ª posição entre as mulheres e na 49ª colocação na classificação geral.

A atleta que vive em Piracicaba há 11 anos e trabalha na Justiça Eleitoral fez uma avaliação positiva de sua prova e chegou a se emocionar no final do percurso. “Estou feliz em completar o percurso, sobretudo no início, quando mantive o ritmo inicial das corridas mais curtas com 20 km diários. O corpo reclamou um pouco, mas foi se adaptando no decorrer da prova.”

Com participações em provas como a “La Mision” da Argentina com 110 km e a Ultramaratona dos Anjos Internacional no Brasil com 235 km, além das maratonas de Berlim em 2017 e São Francisco em 2019, a maratonista faz planos para as próximas competições. “Meu plano é fazer mais uma prova internacional após a pandemia, mas por enquanto, vou continuar treinando para manter o condicionamento e competir assim que for possível.

O que é a Badwater 267 Virtual Race Elite?

É uma prova promovida pela organização da Badwater nos Estados Unidos, mas de forma virtual, onde cada atleta participa em seu próprio país. O percurso de 430 km deve ser percorrido em 16 dias. A edição 2021 contou com as participações de 200 atletas inscritos de 35 nacionalidades.

A Badwater 135, a prova presencial, é disputada anualmente pelo Deserto do Vale da Morte, na Califórnia com a distância de 217 km.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 + nove =