Estratégia do maior varejista

O ano de 2020 para muitas empresas apesar da pandemia covid-19 foi o melhor ano da história, muitas mudanças ocorreram no comportamento dos consumidores passaram a ter uma série de novas necessidades resultantes do home office e das medidas de isolamento social levou as empresas a reverem suas estratégias para crescer no mercado e outras até se manterem e sobreviverem. Para os varejistas principalmente das áreas urbanas e de shopping centers, foi um ano de muitas perdas.

A Kantar empresa com origem no Reino Unido com sua divisão de pesquisa de mercado divulgou o melhor varejista mundial de 2020, com uma metodologia de pesquisa na qual os pontos são atribuídos aos varejistas com base nas receitas internacionais, participação em franquias e alianças fora de suas regiões e capacidade de operar por meio de mercados online ou de abordagem omnicanal. Para o varejista se qualificar para as classificações precisam ter um investimento direto em no mínimo três países – sendo que pelo menos um deles não pode ser adjacente ao seu mercado doméstico. Para a Kantar são 10 empresas as maiores segundo estudo da empresa – Qual a maior empresa de varejo em 2020 e qual sua principal estratégia? As dez primeiras empresas são: Walmart, Amazon, Grupo Schwarz especializada em mercearias na Europa, Aldi integra suas operações desourcingglobal, logística internacional e comércio eletrônico, Alibaba iniciou no mercadobusiness-to-businessfornecendo a um grande número de fabricantes chineses e expandiu-se para todos os tipos de negócios, incluindo varejo, Costco, AholdDellaizeatua no segmento de mercearia online nos Estados Unidos e em mercados europeus., Carrefour, Ikea atua no setor de móveis para residências e a JD.com competência operacional e atendimento ao cliente.

O Walmart liderou a lista do ranking dos maiores varejistas do mundo mesmo em detrimento ao fechamento de vários mercados o primeiro foi o Brasil, depois o Reino Unido e os mais recentes Argentina e Japão. Sua principal estratégia foi focar na mudança de seu modelo de negócios para alinhar a uma abordagem omnicanal mais ampla, ao mesmo tempo que expandiu para plataformas de mercado e serviços.

A principal estratégia adotada pela Walmart é o Omnichannel é um conceito novo e ainda pouco compreendido. O termo é utilizado para designar a estratégia de oferecer aos clientes vários canais de atendimento com gestão de marketing integrada. Os consumidores contemporâneos estão mais informados, exigentes e querem comprar produtos quando e onde desejarem, e por diferentes canais de vendas/atendimento. Uma das estratégias de marketing utilizadas pelos varejistas para acompanhar as mudanças de mercado é a diversificação dos canais de vendas/atendimento disponibilizados aos clientes (estratégia de marketing multicanal) e possibilitar a compra por meio de canais virtuais/eletrônicos. O marketing multicanal compreende a oferta de diferentes canais/meios de contato aos clientes, permitindo acessos para atendimento, vendas, serviços e relacionamentos. Acredita-se que o conceito de omnichannel tenha resultado da evolução dos conceitos do varejo multicanal e marketing integrado.

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