Etapa bimestral da Copa das Cores acontece fora de campo

Etapa solidária terminou com 1.700 peças de roupa e mil alimentos (Foto: Divulgação)

A PH Sports organiza em 2020 a “Copa das Cores do Futebol Feminino”, competição destinada às equipes femininas de Piracicaba e Região. A ideia inicial do torneio era dividir a competição em seis etapas, cada uma bimestral, sendo que cada etapa teria duas cores, que simbolizam combate a doenças específicas, com intuito de unir o futebol e feminino e prevenção.

Pedro Meneses, fundador, da PH Sports, disse que a primeira etapa, disputada no começo de fevereiro foi a das cores branca e roxa. “A cor branca simboliza o mês da saúde mental, enquanto a roxa, representa o combate ao lúpus e fibromialgia”, explica Pedro, ressaltando que a segunda etapa, que aconteceria no fim de abril não foi cancelada, mas alterada de acordo com a situação do momento.

“Em razão da pandemia da covid-19 não foi possível realizar a etapa março/abril em campo. Com isso, nós da organização, tivemos a ideia de realizar uma etapa solidária, com os times que participaram da primeira etapa e aqueles que tinham interesse em participar da fase seguinte. Os times teriam que fazer arrecadações de alimentos não perecíveis e roupas de inverno, e a que tivesse maior arrecadação seria a campeã da etapa e ganharia como prêmio a inscrição gratuita na terceira etapa, que acontecerá quando tudo isso voltar ao normal”, detalhou Meneses.

No total, cinco times participaram e arrecadaram 1.700 peças de roupas de inverno e 1.000 alimentos não perecíveis, tendo como vencedora o Atlético Rio Pedrense, de Rio das Pedras. As entidades que serão agraciadas com as doações desta etapa são a: Irmandade do Divino Espírito Santos, LBV e Vicentinos da Paróquia Divino Pai Eterno.

A próxima etapa está prevista para o fim de junho, caso as coisas voltem ao normal e terá como símbolo as cores amarela (prevenção a acidentes de trânsito e hepatite) e vermelho (doação de sangue e prevenção a anemia). A quarta etapa (julho/agosto), terá as cores amarela (conscientização sobre o câncer ósseo) e dourado (aleitamento materno); a quinta etapa (setembro/outubro) terá as cores verde (doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino) e rosa (conscientização sobre o câncer de mama); por fim, a etapa de novembro e dezembro possui as cores azul (conscientização ao câncer de próstata) e vermelho (prevenção a Aids).

Mauro Adamoli