Evento online celebra o mês da mulher e discute a sua presença na área de agroecologia e cultura

0
39 views
Iniciativa, em homenagem ao mês da mulher, integra o projeto “Corredor Caipira”, patrocinado pela Petrobras; evento integra oficina com outros dois módulos. (Foto: Divulgação)

O mês da mulher vai ser finalizado com um evento virtual que apresentará as diferenças de visões femininas no ramo de agroecologiae cultura. O evento é realizado pelo projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas”, hoje, a partir das 19h com o nome “Prosa das Mulheres: Colhendo Saberes e Vivências para o Balaio”, que será aberto para o público em geral. Você pode assistir a live pelas redes sociais do projeto @corredorcaipira (Facebook e Instagram).

O “Corredor Caipira” é realizado pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com patrocínio da Petrobras.

A “Prosa das Mulheres” vai contar com a participação seis mulheres especialistas na área, sendo elas: Julia Vilela (bióloga e agroflorestora), Lourdes Lasaro (agricultora orgânica), Marina Guyot (agrônoma e agricultora), Mayra Camargo (produtora cultural), Noni Bazarian (bióloga e agroflorestora) e Thais Lasaro (agricultora orgânica). A mediação será de Karine Faleiros, responsável por processos de educação e articulação de políticas públicas do “Corredor Caipira”.

Os temas que serão discutidos ao longo do evento virtual são: atuação de mulheres agricultoras e agroflorestoras em rede, a vivência de mulheres negras nos movimentos culturais, o histórico da agricultura orgânica de Piracicaba, movimentos de economia solidária e a atuação de mulheres homossexuais na agroecologia.

“Será um diálogo descontraído, com apresentações de música e poesia, cujo eixo condutor é a conexão entre diferentes visões de mulheres que atuam nas áreas de agroecologia e da cultura. O intuito é inspirar uma transformação, focada em modos de viver solidários e inclusivos”, diz Karine.

São apoiadores da “Prosa” o Curso de Especialização em Educação e Sustentabilidade Ambiental da Oca/Esalq/USP, o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (Funbea) e a Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (Rama).

OUTROS DOIS MÓDULOS E REDE DE MULHERES

O evento integra uma oficina ampla, que reúne mais dois módulos on-line com duração de três horas cada. A ideia é construir, de forma coletiva, uma rede local solidária de mulheres para a agroecologia e cultura com o objetivo de trabalhar com a economia solidária, trocas de saberes e vivências locais.

O segundo módulo acontece na quinta-feira 14 de abril, às 19h, com o tema “Prosa de Mulheres: Enchendo o Balaio com Economia Solidária e Cultura”, e trará exemplos bem-sucedidos de economia solidária, de forma a reunir ideias. Haverá, ainda, espaço para apresentações de música e poesia.

O terceiro encontro, denominado “Prosa das Mulheres: Para Onde Vai Esse Balaio”, acontece no domingo, 28 de abril, no mesmo horário, às 19h, com foco na criação de um plano de ação para a rede de mulheres. O momento artístico, aos moldes dos outros módulos, também está previsto aqui.

Apesar de o primeiro encontro ser aberto, sem necessidade de inscrição, os interessados em participar dos dois módulos seguintes devem se inscrever por meio do endereço virtual: https://bit.ly/3s1Vran.

 CORREDOR CAIPIRA

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), com o Patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

Aprovado na última Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental, o “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” passou a contar com o patrocínio da Petrobras. Entre os parceiros, estão comunidades locais, pesquisadores, educadores, empresas, instituições de pesquisas e órgãos ambientais da esfera pública.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × cinco =