Exercício pode aumentar em até 50% a eficácia da vacina contra a Covid-19!

Foto: Freepik

Se você não faz nenhum exercício, é melhor começar agora! Começo o texto assim, pois talvez não saiba ainda como a atividade física é importante neste período em que vivemos. E aqui no Jornal de Piracicaba, eu junto a várias outras reportagens mostramos através da ciência que a prática da atividade física é benéfica por diversas razões. Então, volto a dizer, o que você ainda esta pensando que não colocou nenhuma atividade física no seu dia a dia?
Para fortalecer esta ideia, saiu um novo estudo no periódico Sports Medicine intitulado “Effects of Regular Physical Activity on the Immune System, Vaccination and Risk of Community-Acquired Infectious Disease in the General Population: Systematic Review and Meta-Analysis” que mostrou que o exercício ajuda a melhorar a eficácia da vacina em até 50%.
O estudo fez uma revisão sistemática junto com uma meta-análise, que são os tipos de pesquisa mais sólidos para os estudos e comprovou que os anticorpos de quem fez exercício eram muito maiores quando comparados aos sedentários. O exercício como já sabemos fortalece o nosso sistema imunológico e cria um verdadeiro “BOPE” dentro do nosso corpo para combater a Covid-19. Além disso, reduz o risco do agravamento do vírus e o reduz o risco de morrer por qualquer tipo de doença infecciosa. Basta meu caro leitor, acumular 30 minutos de atividade física moderada por dia.
Especificamente sobre o coronavírus, um estudo americano feito com 48.440 adultos indica que a falta de atividade física resultou em casos mais graves de Covid-19. Em pessoas mais velhas ou com doenças como diabetes, a falta de exercício pode resultar em uma infecção ainda mais forte e levar a morte. As cardiopatias e diabetes são os principais fatores de comorbidade que mais matam na pandemia junto a obesidade e inatividade física. Tudo podendo ser reduzido pela mudança de hábitos saudáveis.
Em um outro estudo que saiu na revista Circulation Research intitulado “SARS-CoV-2 Spike Protein Impairs Endothelial Function via Downregulation of ACE 2” comprovou que a Covid-19 é uma doença vascular, apesar de ser passada por via respiratória. O estudo provou que os exercícios físicos reduzem o estresse e a inflamação crônica, que são fatores que podem potencializar a gravidade da Covid-19. Corpo menos inflamado indica menor gravidade da Covid-19 e para ajudar a desinflamar o corpo, a melhor combinação é o equilíbrio entre alimentação e atividade física.
Quando você faz atividade física você aumenta os níveis de imunoglobulina lgA, anticorpo cuja função é revestir a mucosa do pulmão e outras áreas do corpo propícias para vírus e bactérias invasoras. Se você ainda não faz atividade física, comece urgentemente a fazer. Este é o melhor conselho que posso lhe dar! Até a próxima!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três + seis =