Experiente em um grupo jovem, Maikon Aquino quer ser ‘espelho’ para os garotos na Copa Paulista

Foto: Ruben Fontes Neto

O XV estreia na competição somente dia 1º de julho, contra o Lemense, às 20h, no Barão da Serra Negra

O meia Maikon Aquino, 29, é uma das apostas do técnico Cléber Gaúcho para a disputa da Copa Paulista 2002. O jogador volta ao Barão da Serra Negra – depois de atuar no clube em 2018 – com a missão de ajudar a garotada do sub-20, que será a base do XV de Piracicaba na competição. Experiente, o meia espera comandar a equipe dentro das quatro linhas.

“Sempre tive vontade de voltar para ajudar o clube, um time que tenho um carinho imenso. Agora, a expectativa é de fazer uma grande Copa Paulista, chegar na final e buscar o título. Venho para somar, para ajudar a garotada com o meu espírito de luta, de determinação”, declarou Maikon Aquino, reconhecendo que ainda está se adaptando ao fato de ser um dos mais “velhos” do grupo quinzista.

Outro com bagagens por outros clubes que chega para ser um dos pilares do XV é o lateral-direito Lucas Santos. Apesar de também ser jovem, com apenas 21 anos, ele já tem uma certa “rodagem” no futebol e, assim, acredita que será útil ao grupo.

“É o meu primeiro campeonato de Copa Paulista e a gente está bem focado, treinando muito para chegar no dia 1º e garantir essa primeira vitória”, contou Lucas Santos, que se autodefine como um jogador versátil, “que atua na direita e na esquerda e muita determinação dentro de campo”, emendou o jogador, durante entrevista coletiva desta terça-feira, 1.

Além de Maikon Aquino e Lucas Santos, o Alvinegro Piracicabano contratou para a Copa Paulista o goleiro Gabriel Coutinho, o zagueiro Guilherme Truyt, o lateral esquerdo Rubens Carvalho, o meia Vitor Braga (meia) e os atacantes Rafael Santana e Igor.

O Alvinegro estreia na Copa Paulista no dia 1º de julho, contra o Lemense, às 20h, no Barão da Serra Negra. A competição – organizada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) – não oferece premiação em dinheiro, mas dá ao campeão o direito de disputar a Série D do Brasileiro. O vice-campeão fica com vaga na Copa do Brasil.

ESQUEMA TÁTICO
Em conversa com os jornalistas na última sexta-feira, o técnico Cléber Gaúcho falou que ainda está estudando o melhor desenho tático da equipe. Ele falou que “tem uma ideia inicial”, mas ainda não fechou essa questão para a estreia da Copa Paulista. “Já trabalhei no 4-4-2; no 4-2-3-1; no 4-3-3; no 3-5-2…”, explicou.

O treinador quinzista também explicou sobre as dificuldades em marcar jogos-treino para a equipe alvinegra. O primeiro entrave é que boa parte do elenco também está no Paulista Sub-20.

Outra dificuldade é encontrar adversários, pois a maioria dos clubes está em alguma competição neste momento, seja a Segundona do Paulista ou em alguma divisão do Brasileiro. O único teste marcado até agora será contra o XV e Jaú, no dia 6 de junho.

Erivan Monteiro
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × 2 =