Obras de artistas consagrados de Piracicaba, de diversas gerações, devidamente emolduradas, colorem as paredes da primeira exposição no novo espaço da Art Collection, intitulada “Diálogos Inesperados”. A realização, em parceria com o Antiquário Piracicaba, será inaugurada nesta sexta-feira (7), às 19h30, com a presença do curador, Cássio Padovani, o expoente da crítica de arte na cidade. A entrada é gratuita, mas o acesso será limitado de acordo com a capacidade de lotação do lugar.

“Diálogos Inesperados” contém 17 obras, divididas em quatro núcleos, conta a galerista e proprietária Sandra Rodrigues. São produções de nomes realmente conhecidos: Joaquim Dutra, João Dutra, Antonio de Pádua Dutra, Archimedes Dutra, João Adamoli, Pacheco Ferraz, Renato Wagner, Alberto Thomazi, Hugo Benedetti, Álvaro Sêga e Araken Martins.

As quatro fases citadas pela galerista são diferentes momentos que contextualizam tanto o passado e o presente de Piracicaba como momentos da vida privada. O primeiro núcleo contém obras de paisagens de Piracicaba e arredores. Em seguida, são as chamas obras de “formação”, “tanto referente à evolução da arte como a de pessoas, no sentido de amadurecimento”, ressalta Vinicius Jorge Stipp, o responsável pelo marketing da Art Collection.

Moral e Espiritualidade é o terceiro núcleo, com Feminismo a quarto e última etapa da exposição. “Neste momento, obras de Adamoli, por exemplo, com o rigor técnico acadêmico para retratar costumes recatados e do lar, se contrapõem à confiança e ousadia proposta por Benedetti”, explica Sandra.

As artes estão todas no primeiro piso do escritório de arte e poderá ser visitada gratuitamente de 10 de fevereiro a 5 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sandra também destaca que acontecerão três visitas guiadas, gratuitas, pela exposição com o curador. Serão dias 13 e 18 e fevereiro, mais uma no dia 4 de março, sempre das 19h30 às 21h. O agendamento pode ser feito pelo telefone da Art Collection: 3371-8594.

“O Cássio vai expor a narrativa da mostra, explicar o conceito, para que as pessoas apreciem ‘Diálogos’ com mais exatidão”, enfatiza Stipp. Sandra reforça que as 17 obras foram escolhidas por Padavani para “mostrar um novo olhar e propor um novo diálogo” entre as produções de artistas piracicabanos renomados.

“Diálogos Inesperados” é uma exposição forte, com obras que causam mesmo o impacto ao visitante. Sugere, a partir das artes plásticas, uma reflexão sobre Piracicaba de outros tempos e pensar na cidade dos dias de hoje.

Serviço
Diálogos Inesperados, na Art Collection, com inauguração nesta sexta-feira, às 19h30. Na rua Prudente de Moraes, 1279.

Erick Tedesco ([email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − 6 =