Exposição virtual traz fotografias raras do presidente Prudente de Morais

Prudente de Morais também foi vereador em Piracicaba Foto: Aequivo

Prudente de Morais Barros, mais do que o nome do museu histórico e pedagógico da cidade, ou de uma escola estadual, é a memória do primeiro presidente da República. O ituano, que construiu carreira política em Piracicaba, ocupou a principal cadeira do Executivo do país de 15 de novembro de 1894 a 15 de novembro de 1898. Devido ao dia de aniversário de Prudente, 4 de outubro, o Departamento de Documentação e Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba criou uma exposição virtual sobre ele, que pode ser acessada a partir de hoje, até 30 de outubro, no site.

O diretor do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara, Bruno Didoné de Oliveira, diz que a intenção da exposição é a de apresentar Prudente não apenas como presidente da República, mas como cidadão e político de importância para o Estado de São Paulo e Piracicaba.

“Para esta exposição, reunimos imagens de Prudente, bem como reproduções de charges de revistas da época em que foi presidente da República. Montamos ainda uma linha do tempo, referente aos principais fatos de sua vida e também fizemos a reprodução de imagens de atas do acervo da Câmara, de assuntos em que teve atuação de destaque na Câmara de Piracicaba, como, por exemplo, o retorno do nome da cidade”, explica Oliveira, ao citar ainda o trabalho de transcrição de trechos das atas para inclusão na mostra virtual.

Prudente, que também foi vereador na cidade, é, ainda, o patrono do prédio principal do Legislativo, o principal motivo de ser alvo de uma mostra da Câmara. O ex-presidente, inclusive, é o responsável pela mudança de nome da cidade.

O povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767. Depois, em 1822, passou a se chamar Vila Nova da Constituição. Mesmo elevada à categoria de cidade, em 24 de abril de 1856, o nome Constituição foi preservado. Até que em sessão de 15 de abril de 1877, então como vereador, Prudente indicou a alteração. “O nome antigo e popular para Piracicaba, pelo qual é mais conhecida, do que pelo nome oficial de Constituição”, acatado por lei Assembleia Legislativa Provincial.

Erick Tedesco

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

doze + dois =