Fábrica de fertilizantes tem licença indeferida pela Cetesb

Empresa informa que está em prazo para recorrer | Foto: Amanda Vieira/JP

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) indeferiu o pedido de renovação da licença da empresa de fertilizantes Compfértil Indústria e Comércio de Compostos Orgânicos Ltda, no bairro Godinhos. De acordo com a companhia, a decisão foi tomada em 10 de dezembro pois “não houve o atendimento às exigências técnicas para controle ambiental e a evidência na liberação de poluentes no solo”. A empresa informou que está em prazo de recurso da decisão e que vai apresentar os documentos exigidos até o fim do mês.


Há anos os moradores de diversos bairros ao redor da empresa reclamam de mau odor exalado por ela, o que já foi objeto de um abaixo-assinado em junho pedindo providências pelos órgãos competentes. Os moradores pediram apoio ao Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Segundo a presidente do órgão, Iraci Vitor Honda, o conselho “atendeu a demanda da comunidade do entorno e cobrou posicionamento das autoridades competentes e foi atendido”, afirma.

LEIA MAIS:


“No Godinhos, estou em fase de recurso, no próprio parecer, a Cetesb me deu 20 dias. Então eu ainda estou em processo de licenciamento. Tenho até lá para apresentar meu recurso para avaliação que eu fui solicitado”, afirma o proprietário da Compfértil,
Rafael Aloisi.

VILA NOVA
Desde novembro, moradores do bairro Vila Nova se manifestam contra a instalação da empresa no bairro. Afirmam temer possíveis impactos ambientais. No sábado (19), instalaram placa na qual reiteram o posicionamento. Após ofício, o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) apura eventual prática de dano ambiental pela empresa.

Aloisi afirma que foi notificado pelo MP-SP e está no prazo para responder os questionamentos. A Cetesb informou que até segunda-feira (21) não houve solicitação de licença para o novo endereço.

Andressa Mota | [email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × dois =