Falta de medicamento há três meses tem preocupado as mães

Foto: Claudinho Coradini/JP

Secretaria de Estado da Saúde disse que tem cobrado ‘insistentemente’ o Ministério da Saúde

Mães de crianças de Piracicaba que fazem uso da Somatropina – medicamento indicado para pacientes com nanismo devido à deficiência do hormônio do crescimento e na síndrome de Turner – reclamam da falta deste remédio na farmácia de alto custo do município. Elas relatam que há meses o remédio está em falta e que o serviço público não apresenta uma data para quando estará disponível.

A promotora de eventos Elisângela Nunes Vicente contou que há três meses o filho dela está sem tomar o medicamento. Ela disse que está preocupada quanto ao tratamento e que outras duas mães enfrentam o mesmo problema. “Até uma certa idade eles (pacientes) podem tomar o medicamento, a partir daí não podem tomar mais, por isso estamos preocupadas”, afirmou.

A manicure Renata Campos enfrenta o mesmo problema com a falta do medicamento para o filho de 11 anos. “Isso (a falta) acaba prejudicando no tratamento uma vez que depois de uma certa idade não adianta mais tomar”, afirmou.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que a entrega do medicamento é feita pelo Estado. Já a Secretaria de Estado da Saúde disse que tem cobrado insistentemente o Ministério da Saúde quanto ao recebimento de medicamentos de sua atribuição.

“A Somatropina, por exemplo, tem dosagem de 12 UI segue sem nenhuma entrega, e no semestre anterior só foi fornecido 46% da dosagem de 4 UI, prejudicando o atendimento às crianças que utilizam o remédio. O prazo para chegar a São Paulo era 20 de junho conforme determina a própria portaria federal”, informou a pasta acrescentando que tem mantido contato com o Ministério para que o reabastecimento do estoque ocorra o mais breve possível.

A secretaria orienta as famílias a consultar os médicos para verificar a possibilidade de adaptação das receitas à alternativa disponível de medicamento adequado. O Ministério da Saúde não se manifestou.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 + 7 =