Falta de profissionais de saúde é debatida na Câmara de Vereadores

Foto: Claudinho Coradini/JP

Vereadora Ana Pavão pediu aos hospitais da cidade a quantidade de leitos disponíveis no SUS

A falta de profissionais na rede municipal de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), tanto em unidades de pronto-atendimento quanto em hospitais, mobilizou novamente o debate na Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a reunião desta segunda-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, o assunto voltou à tona após a vereadora Ana Pavão (PL), que informou ter solicitado aos hospitais os números de leitos. Ao receber a resposta do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), a parlamentar disse que existem 13 leitos de UTI e 11 de enfermaria para atendimento de covid-19 no SUS, porém, a dificuldade está na mão de obra.

“Fui até a Santa Casa, conversei com o vice-provedor Alexandre Valvano, e ele disse que atua em capacidade máxima. Mas que a dificuldade é que não tem profissional para ser contratado”, explicou a vereadora. “Ele até disse que se alguém souber de alguém tenha capacidade de trabalhar, é só avisar”, destacou ao concluir “que estamos em uma situação complicada”.

Ana lembrou que esteve com o vereador Pedro Kawai (PSDB) na unidade de pronto-atendimento do Piracicamirim, e se deparou com uma situação em que havia 50 pessoas sendo atendidas e apenas dois médicos atuando. Kawai classificou a situação como “constrangedora” e disse que “está faltando” o funcionalismo público. “Precisamos ter essa ação rápida do Poder Público, porque essa diminuição de leitos e profissionais está dificultando muito a situação da população”, argumentou.

“Gostaria de fazer um apelo à Secretaria de Saúde”, disse o vereador Acácio Godoy (PP), vice-presidente da Câmara. “As pessoas estão com seus familiares internados e não conseguem uma informação sobre os seus entes”, disse, ao informar que recebeu reclamação de pessoas com parentes internados há quatro dias e que não conseguem saber sobre o parente. “A gente não pode ficar em cima do problema, precisamos criar soluções.”

da Redação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − 14 =