O estrago dos sucessivos temporais na semana passada ainda é sentido por famílias de Piracicaba. É o caso da dona Aparecida Defavari, que mora no bairro Jupiá. As chuvas seguidas de ventanias há alguns dias prejudicaram a saúde de uma árvore que fica bem em frente a sua casa. Em contato com o Jornal de Piracicaba, a filha Ângela Defavari pede à Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) o corte imediato.
“Alguns galhos se soltaram do tronco e está perigoso. Alguns estão inclusive escorados no muro da casa da minha mãe, que é uma senhora de idade e fica apavorada com o barulho que faz a cada ventania”, conta Ângela. Segundo ela, a família teme que um novo temporal possa causar danos na estrutura da casa. “Minha mãe está muito assustada ainda”, revela.
A preocupação com a árvore, no entanto, não é de hoje, como relata Ângela. “Minha irmã Fátima, que cuida comigo da nossa mãe, já foi até a Prefeitura relatar o problema. Acionamos até mesmo a CPFL, porque tem galho encostado no fio elétrico”.
Em resposta à solicitação do JP, a Sedema informa que uma equipe técnica fará uma visita ao local citado “para avaliar a situação da árvore (condições fitossanitárias, sustentabilidade e outros aspectos) para, então, tomar as providências necessárias”. A árvore citada pela reportagem, informa a secretaria, será incluída na relação daquelas (com risco de queda) que passarão por vistoria técnica “o mais breve possível”.
No mesmo comunicado, a pasta destaca que se empenha, junto à Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e à CPFL Paulista, para restabelecer a situação de normalidade da cidade após os danos causados pelos temporais registrados na segunda-feira (16) e na quarta-feira (18) da semana passada. Somente nesses dois dias de temporal, a cidade registrou a queda de, pelo menos 160 árvores.
Erick Tedesco
Leia mais
- Homem procura a Polícia Civil em Piracicaba para relatar prejuízo financeiro
- 100 Milhas de Piracicaba acontece no domingo, 21 de agosto
- Prefeituras cadastraram 325 mil taxistas para receber o Bem-Taxista
- Começa hoje prazo para declarar imposto sobre propriedade rural
- Caminhoneiros já podem fazer autodeclaração para receber benefício