
Familiares de um paciente internado no HRP (Hospital Regional de Piracicaba) com covid-19 reclamam da obrigatoriedade de um acompanhante. A família teme que, com o contato, outros membros sejam infectados pelo coronavírus. Joaber Barbosa disse que o pai, o aposentado Joaquim Barbosa Silva, 68 anos, recebeu o diagnóstico de covid-19 na última quinta-feira, mas já estava internado há três dias na instituição. Nesse período, segundo Joaber, a família se revezava no acompanhamento do paciente.
“Enquanto não sabíamos do diagnóstico tudo bem, mas depois, o hospital informou que era obrigado ter um acompanhante com ele”, contou o filho.
Desde o início da pandemia, maioria dos hospitais proibiu tanto visitas quanto acompanhantes (salvo algumas exceções). Já nas alas covid-19, nem exceções são concedidas.
Segundo ele, quatro familiares estavam se revezando nos cuidados com o idoso. “A minha sobrinha tem 19 anos, e se ela for contaminada vai passar para outras pessoas”, enfatizou.
Na sexta-feira, Joaber disse que a família decidiu não acompanhar mais o pai durante a internação. “A partir de hoje nós não vamos mais acompanhar meu pai, já decidimos”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Saúde informou ontem que não há obrigatoriedade de acompanhante para paciente com covid-19. “Tanto é que, na tarde desta segunda-feira (8), o paciente Joaquim Barbosa está internado e sem acompanhante, no momento. Ele está recebendo todo o atendimento necessário para o seu caso. Conforme orientações do Ministério da Saúde, pacientes acima de 60 anos que tenham dificuldades para mobilidade têm direito garantido a um acompanhante, o que foi explicado à família do paciente. Trata-se, portanto, de uma recomendação/possibilidade, não de exigência”, informou a pasta.
Beto Silva
[email protected]
LEIA MAIS:
- Defensoria Pública denuncia violência de ação policial
- Defesa Civil alerta para ressaca marítima em todo litoral de São Paulo
- Câmara aprova MP que abre crédito destinado à população quilombola
- Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 10,4 mil casos e 114 mortes
- Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas