Fauna silvestre é tema de concurso fotográfico

Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

Objetivo do concurso é atrair o olhar do morador para a fauna silvestre que existe no espaço urbano e em núcleos rurais. Inscrições podem ser feitas até 24 de junho.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) de Piracicaba (SP) promove um concurso de fotografia amadora e de relatos sobre a fauna silvestre. O objetivo é atrair o olhar dos moradores para a fauna silvestre que existe no espaço urbano e em núcleos rurais da cidade. As fotos podem ser encaminhadas a partir desta segunda-feira (14) até o dia 24 de junho.

O concurso é organizado pelo Grupo de Trabalho Interdisciplinar sobre Fauna Silvestre (GTI Fauna Silvestre), da Sedema. A veterinária Marianna Ricciardi Curi, coordenadora do grupo, conta que ele foi pensado após perceberem que, em função da pandemia, os animais e florestas ganharam mais importância e as pessoas passaram a observar mais cenas curiosas e engraçadas na natureza.

Serão selecionadas as 10 melhores imagens e relatos, baseado em critérios como originalidade, qualidade técnica, mérito artístico e contexto descrito. Os autores receberão um certificado de participação e menção honrosa. Os três primeiros classificados serão premiados com um kit de materiais alusivos à fauna silvestre.

Veja como se inscrever

Os moradores podem enviar apenas fotografias sobre animais silvestres em qualquer espaço urbano ou núcleos urbanos rurais, podendo ser em parques ou outras áreas verdes, desde que sejam dentro do limite da cidade de Piracicaba. As fotos não podem estar digitalmente alteradas para além de correções e ajustes simples.

A imagem deve ser acompanhada de um título, com no máximo 5 palavras, e de um relato. A descrição deverá ter a identificação do animal (nome popular), a data, o horário, local do momento do registro e o loteamento ou bairro. Caso a pessoa não saiba o nome do animal, precisa procurar fontes que ajudem a descobrir, como, profissionais, livros ou sites na internet.

Critérios para envio da imagem:

  • Imagem (tamanho máximo 5 MB – no formato . JPEG, .JPG ou .PNG).
  • Título da foto (tamanho máximo 5 palavras).
  • Descrição da foto (tamanho máximo 200 palavras).
  • Local, dia e horário de registro da foto (se possível, colocar local com georreferenciamento)
  • Nome completo, idade e telefone do autor da foto

Na descrição, podem ser acrescentadas outras informações sobre o animal ou sobre a situação na qual se encontrava, além do contexto em que o animal foi encontrado e fotografado, curiosidades, comportamento ou a impressão de quem registrou a foto. Caso a imagem mostre mais de um animal, deve ser mencionado também na descrição.

Cada participante poderá inscrever apenas uma foto, que deve ser enviada para o email [email protected] até o dia 24 de junho. Mais informações pelo site do grupo ou pelo telefone (19) 3417-9494.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 + 1 =