Fealq/Cena oferece testes de covid-19 às prefeituras

Unidade do teste tem valor de R$180; iniciativa integra campanha “Fealq pela Vida” (Foto: Divulgação)

O laboratório da Esalq/USP (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz) e do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) passa, a partir deste mês, a oferecer testes RT-PCR da covid-19 a baixo custo para as prefeituras da região de Piracicaba. Devido à pandemia e para contribuir com a sociedade, os recursos do laboratório que eram destinados à pesquisa do campo são usados para diagnóstico da doença com apoio da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz).

“O que a gente pensou foi de usar nossa capacidade, os alunos que são treinados, a equipe técnica, os equipamentos, e prestar um serviço para a comunidade”, explica o professor da Esalq, Luiz Lehmann Coutinho, um dos coordenadores da ação.

A iniciativa faz parte da campanha “Fealq pela Vida”. Junto a Coutinho, a professora Tsai Siu Mui, do Cena, também coordena o projeto.

“[A campanha foi] lançada com objetivo de arrecadar recursos para viabilização de testes de covid19 com baixo custo para trabalhadores de empresas dos setores de produção e distribuição de alimentos”, informou a Fealq em nota.

De acordo com a Fundação, em menos de dois meses da iniciativa, já foram realizados aproximadamente 2 mil exames. Segundo Coutinho, o diferencial do laboratório é a rapidez na entrega dos resultados.

“A gente quer contribuir e tem conseguido fazer isso muito rápido. A gente está dando o resultado às vezes no mesmo dia. Ao invés da pessoa ficar esperando, três, quatro, cinco dias, a gente tem conseguido dar a resposta no mesmo dia, no máximo no dia seguinte. Isso é importante para os hospitais. Consegue decidir se a pessoa precisa de um cuidado especial ou não”, avalia Coutinho.

Além da agilidade, o preço mais baixo também oferece vantagem às prefeituras. De acordo com a Fealq, as prefeituras vão pagar R$180 por teste. “A gente está procurando fazer um preço mais em conta, mas a gente sabe que – dependendo do volume, esse preço pode até diminuir. Mas pelo preço de mercado é mais barato”, lembra Coutinho.

Ao oferecer os testes às prefeituras, a capacidade do laboratório da Esalq/Cena também será melhor aproveitada. Segundo Coutinho, a estrutura pode realizar até 360 exames por dia.

Para fazer uma doação ou para contratar os testes, basta entrar em contato pelo telefone (19) 3417-6617, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo no site oficial da campanha: fealq.org.br/pelavida.

Andressa Mota