Produtos típicos são feitos por 12 famílias da comunidade
Hoje (domingo), das 9h às 17h, é a última chance de fazer compra no Mercadìn di Nadàl, instalado no barracão 14 do Engenho Central. Após este fim de semana, a feira das colônias italianas estará no Salão da Igreja de Santana – no dia 10 (sexta-feira), das 19h às 22h; dia 11 (sábado), das 10h às 22h; e dia 12 (domingo), das 9h às 17h. Os produtos típicos são feitos por 12 famílias da comunidade tirolesa de Santana e Santa Olímpia. O evento também está vendendo água mineral aos visitantes a fim de formar fundo para compra de fraldas geriátricas a serem doadas.
O evento tem origem nos festejos populares do Sul da Alemanha, no século 11. Durante o período de Natal, os artesãos locais comercializavam artigos que remetessem ao nascimento do Menino Jesus e festejassem São Nicolau, popularizando-se nos Alpes e na região tirolesa. Na região trentina, de língua italiana, o mais famoso é o Mercatino di Natale, da cidade de Trento, onde tudo é repleto de simbolismo para lembrar a data, desde os enfeites até o artesanato típico.
A realização do Mercadìn di Nadàl no Engenho é das associações de moradores de Santa Olímpia e de Santana e do Círcolo Trentino Di Piracicaba. O apoio é da prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultura), da Cevada Pura, Negri Mesas e Cadeiras, Sand´ecore Atelier Criativo.
Cristiane Bonin
[email protected]
LEIA MAIS
- Homem que morreu atropelado por caminhão em Piracicaba é identificado
- Foragido da Justiça é preso em Piracicaba; ele não retornou após ser beneficiado com indulto
- Alex de Madureira entrega viatura para Guarda Civil Municipal
- Após perseguição, PM detem indivíduo por tráfico de drogas em Piracicaba
- Homem morre atropelado por caminhão em Piracicaba