Feira de profissões auxilia alunos da rede pública

O evento ocorre nesta semana, com lives nas páginas dos organizadores no Facebook, sempre a partir das 18h30.(Foto: Amanda Vieira/JP)

Com os desafios e problemáticas que a pandemia impôs à educação, alunos do último ano do Ensino Médio se veem diante da escolha de carreira sem terem tido mais do que um bimestre de aulas presenciais neste ano. Nesse cenário, o desânimo pode tomar conta, mas – para reativar os sonhos e apontar possibilidades para o futuro– os grêmios das escolas da rede pública da cidade e região organizaram a primeira Feira de Profissões dos Alunos Gremistas e da DER (Diretoria de Ensino Regional) Piracicaba. O evento ocorre nesta semana, com lives nas páginas dos organizadores no Facebook, sempre a partir das 18h30.

“Devido aos alunos estarem desmotivados por causa do ensino a distância e a quarentena, em reunião com as 69 escolas, nós percebemos que algo precisava ser feito de aluno para aluno que ajudasse a continuar pensando positivamente no seu projeto de vida”, conta Thiago Fainer, presidente do grêmio da E.E. Monsenhor Jeronymo Gallo, que representa os demais alunos na organização do evento junto à supervisora de ensino da DER do Programa de Ensino Integral e dos Grêmios Estudantis, Beatriz Bragaia, e do coordenador do núcleo pedagógico de História da DER e comitê dos grêmios estudantis, André Calazans.

Na programação de hoje (2), participam profissionais como sociólogo, psicóloga, advogados, assistente social e educadora física. Amanhã (3), além dos profissionais dentista, musicista e das artes cênicas, o vestibular também será abordado com dicas de redação, literatura e inglês.

Para fechar a programação, na sexta-feira (4), os participantes poderão entender um pouco sobre como é a vida universitária por meio da experiência de estudantes de medicina, física, engenharia química, física e ecologia.

No primeiro dia da feira, segunda-feira (31), foram abordados as profissões de física médica, cientista dos alimentos, engenharia agronômica, engenharia mecânica e engenharia ambiental. Ontem (1) de médico veterinário, químico, pedagoga, administrador, bombeiro, gestão de marketing e educação especial. O conteúdo está disponível nas páginas dos organizadores.

Segundo Fainer, a programação da feira foi desenvolvida a partir do mapeamento, feito pelos professores da disciplina “Projeto de Vida”, das profissões que os estudantes do último ano desejam seguir.

Os endereços para as páginas dos organizadores para participar da feira são do Grêmio Estudantil e Der.

Andressa Mota