Festival de Jazz Manouche abre a 7ª temporada em Piracicaba

Encontro anual tem o objetivo de celebrar a música; Amanhã (26), a partir das 20h no Teatro do Engenho. (foto: Antonio Trivelin)

Nesta quinta-feira (26), às 20h, acontece a abertura do 7º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, no Teatro do Engenho. A programação, que se estende até o dia 13 de outubro, inclui apresentações locais, em Águas de São Pedro e também na capital paulista. A programação completa pode ser consultada no site www.festivaljazzmanouche.com.br.

Os ingressos para o espetáculo de abertura podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou por meio do site www.megabilheteria.com. A entrada inteira custa R$ 20, enquanto quem tem direito à meia-entrada paga R$ 10. O lucro será destinado à Aliança de Misericórdia de Piracicaba. Também conhecido como Gypsy Jazz, o Jazz Manouche é uma vertente do estilo musical que funde o tradicional às influências da música cigana.

O Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, neste ano, reúne apresentações de diversos grupos e artistas influentes no cenário do jazz nacional e internacional, como os mexicanos ‘Smoke Rings’ e a banda portuguesa ‘Manouchka’. De acordo com um dos fundadores do evento, Jose Fernando Seifarth, o festival nasceu de um encontro de amigos. “O evento começou com uma conversa minha com Benoit Decharneux e Ernani Teixeira, onde manifestávamos o desejo de reunir os grupos que existiam à época no Brasil para um encontro anual, com o propósito de trocar experiências musicais e celebrar a música”, conta.

De lá para cá, as edições do evento aumentaram seu alcance e conquistaram o público. “Desde então, quanta coisa aconteceu! O Festival teve momentos inesquecíveis e muitas cantoras passaram a cantar o jazz manouche. Grupos com diferentes propostas surgiram, como, por exemplo, o Alma Nouche, que tem músicas autorais com arranjos vocais”, relembra Seifarth.

Nesta sétima edição, a abertura fica por conta do grupo Hot Club de Piracicaba, com André Grella (piano), Eli Silva (trompete), Eloy Porto Neto (trombone), Frank Edson (tuba), José Fernando (violão), Wagner Silva (bateria), além da participação da cantora Julia Simões e do multi-instrumentista Sandro Haick.

SERVIÇO

Abertura do 7º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba. Amanhã (16), às 20h, no Teatro do Engenho – Av. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central. Ingressos à venda.

Mariana Requena
[email protected]