Filho de Cartola vem ao Sesi para apresentação de Bebé Salvego

Bebé traz clássicos de Cartola ao mundo do Jazz (Foto: Amanda Vieira/JP) Bebé traz clássicos de Cartola ao mundo do Jazz (Foto: Amanda Vieira/JP)

A notícia da apresentação de Bebé Salvego no Sesi, amanhã, às 20h, gerou repercussão e chegou aos ouvidos de Ronaldo Silva de Oliveira, filho do saudoso sambista Cartola e de sua esposa, Dona Zica. Bebé interpreta os clássicos do patriarca da Estação Primeira de Mangueira, ao ritmo de seu estilo musical favorito, o jazz, e Ronaldo vem à Piracicaba para assisti-la.

Aniversariando no mesmo dia, e muito feliz por comemorar assistindo ao show, o único filho de Cartola aproveita a oportunidade para divulgar seu livro aos piracicabanos em uma sessão de autógrafos que acontece no hall do Teatro Sesi, a partir das 19 h.

Eu Sei” é escrito por Percio Mirna, e todo narrado por Ronaldo, que resgata suas lembranças sobre a convivência com o pai, que é hoje um dos maiores nomes da música brasileira. O título remete a uma música que Cartola compôs quando já estava adoecido e, pela primeira vez, chamou o filho para apresentar uma de suas letras.

O processo de produção do livro e resgate das memórias foi emocionante para ele. “Foi sensacional. Sou o único filho de Cartola, filho de criação dele e de Zica. Cresci na Mangueira, dormia ao lado dele e não tinha dimensão, na época, do prestígio e grandiosidade do Cartola”, revela Ronaldo. “Hoje fico fascinado com isso. É espetacular!”.

Ronaldo Silva de Oliveira vai prestigiar a apresentação (Foto: Divulgação)
Ronaldo Silva de Oliveira vai prestigiar a apresentação
(Foto: Divulgação)

Ronaldo da Mangueira carrega um certo arrependimento por não ter acompanhado mais a carreira do pai quando ele estava vivo, mas com o livro pretende manter viva a lembrança do compositor. “Tenho um arrependimento de, na época, não ter seguido mais ele. O samba era difícil naquele período, não era valorizado e não rendia renda, portanto era difícil alguém ter vontade de continuar na carreira. Não me interessava pelo assunto quando jovem”, relembra o entrevistado.

Hoje, ao ver jovens como Bebé dando voz ao samba clássico de Cartola, o filho se diz fascinado pelo interesse das novas gerações. “Isso me chama muito a atenção. Antigamente, apenas os mais velhos tinham interesse pelo samba, e hoje a garotada enxerga o potencial desse estilo, e o de Cartola. Fico de boca aberta, fascinado, não tenho nem palavras para descrever”, declara.

O filho de Cartola e Zica convoca a todos a prestigiarem o show de Bebé. “Gostaria muito que o povo de Piracicaba fosse assistir o show da Bebé em homenagem ao meu pai, e também conhecerem o meu livro. É uma história sensacional e que todos gostarão”, convida.

SERVIÇO – Sessão de autógrafos do livro “Eu Sei”, com o filho de Cartola, Ronaldo Silva de Oliveira. Amanhã, às 19h, no hall, do Teatro Sesi Piracicaba (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Informações: (19) 3403-5900.

Mariana Requena