Fim de ano chegando e o aumento significativo do seu peso, também…

Durante o final de ano é normal e até comum o aumento de peso de acordo com o artigo que saiu no periódico New England of Medicine intitulado “Weight Gain over the Holidays in Three Countries”. Isso acontece porque nos permitimos comer e beber mais coisas em função das festas de confraternização, eventos de família e amigos e por ai vai! Mas fico pensando também que a pessoa leva o ano inteiro se cuidados para no final, colocar a mão na jaca! Já que a gente sabe que este aumento de peso é comum, o que podemos fazer para minimizar este aumento de peso?
Compilei algumas dicas à você leitor para que este a atividade física e saúde no fim de ano não fiquem sem segundo ou terceiro plano. Vamos lá?
• Procure ajuda- Não faça exercícios da sua cabeça e nem dietas que estão na moda para emagrecer mais para compensar o que comer. Cada corpo é único e singular e o que funciona para um, pode não funcionar para você. Nutricionista, médicos e educadores físicos são instrumentos importantes para te ajudar a manter sua saúde. Procure cada um deles antes de fazer loucuras!
• 30 minutos todo o dia- A acumulação de 30 minutos de exercício todos os dias deixará seu metabolismo alto, reduzirá o acumulo de calorias e trabalhará sua saúde de uma forma eficaz.
• Faça desafios diários- Estes desafios te ajudaram a “acumular” calorias para o seu emagrecimento. Como exemplo posso citar que faça nas segundas, quartas e sextas 3 voltas no quarteirão ou suba até o seu andar através das escadas. Invente o seu desafio!
• Evite açúcar- Pessoas consomem muito açúcar diariamente. Tem pessoas que até não sentem mais o gosto de determinado alimento por causa do açúcar. O açúcar é uma bomba de calorias e que são vazias. Prefira nestes períodos de festas frutas ao invés de doces. É difícil, mas vá com moderação.
• Faça exercícios com amigos- Pesquisas indicam que quando realiza exercícios com amigos as pessoas emagrecem até 30% a mais pela retenção ao exercício. Então vale a pena, mesmo que converse um pouco com o seu amigo. Marque-os no facebook ou instagram. Eles se sentirão comprometidos com a sua causa e de repente surge um novo grupo de exercícios.
• Prefira exercícios intensos e de manhã- Embora não seja um consenso, existem estudos que mostram que a atividade física pela manhã faz com que a pessoa gaste até 10% a mais de calorias em repouso durante o dia por causa da aceleração do metabolismo comparado a quem faz exercícios à noite. E quanto mais intenso, mais alto o seu metabolismo em repouso.
• Acumule 500 a 600 calorias por dia- Com alguns de meus alunos eu peço para acumular por dia 500 a 600 calorias durante o exercício, e pode ser pedalando, andando de bicicleta, caminhando na esalq, brincando com o filho e usando um frequencimentro que marque suas calorias gastas. Invente!
A importância da prática de atividade física deve ser do ano inteiro. Mesmo nas festas. Você pode até reduzir um pouco, mas não deixe de fazer. Eu vejo alunos retornando em janeiro e parecem que esqueceram como cuidar da saúde. Com estas dicas, tenho a certeza que terá instrumentos para se adequar ao final de ano e período de festas e começo do ano! Boa sorte!

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