Flamengo levantando troféus, cena que ficou comum nos últimos meses (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

O Flamengo venceu o Independiente del Valle-EQU pelo placar de 3 a 0 na noite de quarta-feira (26), e conquistou mais um título em sua galeria: a Recopa Sul-Americana 2020. Após empate em 2 a 2 no Equador, a vitória no Maracanã, no Rio de Janeiro bastou para o Rubro-Negro vencer o confronto no placar agregado por 5 a 2. Esta é a terceira taça conquistada pelo clube carioca em um período de 10 dias, já que a equipe também venceu a Supercopa do Brasil no dia 16 e a Taça Guanabara (1º turno do Campeonato Carioca) no último sábado (22).

Desde que o português Jorge Jesus assumiu a equipe após a disputa da Copa América, o Flamengo tem dominado o futebol brasileiro e sul-americano, criando uma verdadeira dinastia. São 46 jogos com Jesus, com 33 vitórias (71,73% por cento dos jogos), nove empates (19,56%) e apenas quatro derrotas (8,69%), com incríveis 104 gols marcados (2,26 gols por jogo) e 42 sofridos (0,91). Além das competições já citadas, O Flamengo ainda venceu o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores, sendo que os únicos títulos que perdeu com o treinador português foram a Copa do Brasil para o Athletico-PR (ainda no começo de seu trabalho) e o Mundial de Clubes, para o poderosíssimo Liverpool-ING.

Com as taças da Recopa Sul-Americana e da Taça Libertadores, Jesus empatou com Paulo César Carpegiani como o treinador com mais títulos internacionais no comando do Rubro-Negro, já que o brasileiro venceu a Libertadores e o Mundial de 1981 com a equipe. Os outros títulos internacionais dos cariocas foram a Copa Ouro de 1996 e a Mercosul de 1999, quando os técnicos eram Joel Santana e Carlinhos, respectivamente. Agora o Flamengo está empatado com o Grêmio em número de títulos internacionais (seis cada um), ficando atrás apenas do Cruzeiro (sete), Internacional (sete), Santos (oito) e São Paulo (12).

Em relação a Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro entra para a galeria de vencedores, sendo o 18º campeão diferente. Os outros brasileiros na lista são o Cruzeiro, Atlético Mineiro, Corinthians e Santos (um título cada), além de Grêmio, Internacional e São Paulo, cada um com duas taças. O maior campeão da Recopa é o Boca Juniors-ARG, com quatro títulos.

Mauro Adamoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − 5 =