Flamengo e Internacional disputam título do Brasileirão

Flamengo de Everton Ribeiro e Pedro, busca o bicampeonato Foto: Reuters/Edison Vara

Após ter o seu início adiado em razão da pandemia de covid-19 e começar em um ano e se prolongar até 2021, o Campeonato Brasileiro 2020 Série A termina nesta quinta-feira (25), às 21h30, com a última rodada, que terá, como principal atração, a definição do campeão nacional, além de uma vaga na fase de grupos da Libertadores, a última vaga na Sul-Americana, e a última equipe que cairá para a Série B 2021.

Flamengo-RJ (71 pontos) e Internacional-RS (69 pontos) disputam o título de campeão brasileiro. O Rubro-Negro, atual campeão e que busca o bicampeonato, enfrentará o São Paulo, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, enquanto os gaúchos, que não ganham esse título desde 1979, recebem o Corinthians, em Porto Alegre. O Inter precisa vencer seu jogo e torcer para que o Flamengo não vença o Tricolor. Qualquer tropeço do Colorado e qualquer vitória do Flamengo, dará o título brasileiro para os cariocas.

Além de Flamengo e Inter, o Atlético-MG e o Palmeiras (que se enfrentam em Belo Horizonte) estão classificados para a fase de grupos da Libertadores. São Paulo, Fluminense-RJ e Grêmio-RS disputam as duas últimas vagas para a fase de grupos. Com 63 pontos, o Tricolor Paulista está a frente dos cariocas (61) e dos gaúchos (59) e precisa de um empate para ficar com essa vaga. Se for derrotado e o Fluminense vencer o Fortaleza-CE, o São Paulo tem que torcer para que o Grêmio perca a Copa do Brasil para o rival Palmeiras (as finais serão nos dias 28/02 e 07/03).

O Fluminense precisa vencer para ultrapassar o São Paulo e ficar com a vaga. Caso não ultrapasse o rival, será outro que torcerá contra o Grêmio na Copa do Brasil. Já para os gaúchos, precisam vencer o Red Bull Bragantino e torcer por derrota do Fluminense para se garantirem nesta quinta. Caso contrário, terão que conquistar a sua sexta Copa do Brasil no mês que vem. O outro classificado para a Libertadores é o Santos, que já estará garantido na fase preliminar da competição.

Athletico-PR, Corinthians, Red Bull Bragantino, Ceará-CE e Atlético-GO já estão garantidos na Copa Sul-Americana, sendo que, a última vaga é disputada por Sport-PE (42 pontos), Bahia-BA (41) e Fortaleza-CE (41). Os pernambucanos, que dependem apenas de si, enfrentam o Athletico-PR em Curitiba. Caso não vença no Sul, torce por tropeços dos rivais. O Bahia enfrenta o Santos, em Salvador, e precisa vencer os paulistas e torcer contra o Sport. Já o Fortaleza precisa vencer seu jogo e secar os rivais.

Em relação a última vaga para a Série B, o Vasco-RJ tentará um milagre nesta quinta, já que os cariocas (38 pontos) precisam vencer o já rebaixado Goiás (37), torcer para que o rival Fluminense derrote o Fortaleza, e tem que tirar uma diferença de 12 gols de saldo, já que hoje o Leão Cearense tem -8, enquanto o Cruz-Maltino possui -20. Coritiba-PR e Botafogo-RJ são os outros que já estão rebaixados.

Os outros jogos não citados na matéria são: Ceará x Botafogo, em Fortaleza, e Atlético-GO e Coritiba-PR, em Goiânia.

Mauro Adamoli

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − 12 =