Folk do Freeborn Brothers chega a Piracicaba

Alguns rótulos musicais frequentemente utilizados para tentar explicar a sonoridade do Freeborn Brothers dão uma pequena ideia do que este grupo polonês, de fato, faz ao vivo: o folk, diz respeito ao uso de instrumentos típicos de diversas culturas mundo afora; o gypsy (cigano) remete à musicalidade dançante e, o punk rock, é a parte enérgica e vibrante que toma conta das canções. O quinteto estará pela primeira vez em Piracicaba nesta quinta-feira (13), às 20h, na Comedoria do Sesc local. A entrada é gratuita.

Na ativa desde 2013, formado na cidade de Rzeszow como um duo, o Freeborn Brothers desde cedo faz jus ao espírito cigano e rada à exaustão por festivais, principalmente pela Europa. Sua sonoridade beira o caos musical, mas ordenado pela habilidade dos poloneses em fundir distintos elementos, numa dinâmica tão frenética como uma montanha-russa. Atualmente, a base da banda é formada por instrumentos de sopro, acordeon, baixo, banjo e base percussiva.

A peculiaridade do Freeborn Brothers extrapola a música, é uma celebração mágica nos palcos, como conta Niko Soszynski (banjo, bateria e vocal). “Gypsy folk punk é um termo que descreve o que tocamos, mas, para ser honesto, cada pessoa pode e deve tirar a própria conclusão para nos descrever. Na minha opinião, é melhor simplesmente ouvir e curtir, conectar-se com a música é mais importante do que encontrar o termo certo para nos rotular”, comenta, em entrevista ao Jornal de Piracicaba.

Esta explosão musical da banda polonesa pode ser experimentada pela primeira no Brasil em 2015, quando o Freeborn Brothers realizou a primeira turnê no país. À época, a recepção do público brasileiro gerou comentários tão ímpares como a proposta do grupo: um show que causa “estranhamento selvagem e maravilhoso” ou “como ver um filme silencioso, em preto e branco, colorido tecnologicamente e com volume muito alto”.

Conheça o som da Freeborn Brothers. Clique aqui e aqui.

“Estamos basicamente criando nosso próprio estilo, baseado nas nossas raízes culturais. É, prioritariamente, música folk com a energia do punk rock, mais diversas influências, como música dos Bálcãs, música cigana e até mesmo reggae”, reforça Niko.

SERVIÇO

Freeborn Brothers, nesta quinta-feira (13), às 20h, na Comedoria do Sesc Piracicaba. Rua Ipiranga, 155. Entrada gratuita.

Erick Tedesco ([email protected])