Força-tarefa busca título de Interesse Turístico a Piracicaba

Foto: Amanda Vieira/JP

Uma força-tarefa entre políticos, Comturpi (Conselho Municipal do Turismo) e a Prefeitura está mobilização para transformar a cidade em um MIT (Município de Interesse Turístico). O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) foi o primeiro a protocolar Projeto de Lei na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em 2017, e acredita que alguma novidade sobre a tramitação seja conhecia em abril deste ano. Outro PL com o mesmo intuito foi protocolado este ano, desta vez, pela deputada estadual Professora Bebel (PT).

Como já pontuou anteriormente Rene Jorge Calil, presidente do conselho, o título vai possibilitar que Piracicaba capture recursos para o setor a partir de apresentação de projetos. “São vários colaboradores, conselheiros, funcionários públicos e a população durante as audiências públicas que se juntaram para definir o Plano Diretor de Turismo do município”.

O estudo do Plano, revela Calil, foi elaborado durante dois anos e, agora, “Piracicaba tem que ter uma força muito grande para definir esta situação”, ele destaca, ao ponto de mostrar ao Estado que a cidade tem, sim, potencial turístico.

Como revela a diretora do Turismo da atual Administração, Rose Massarutto, a documentação solicitada à Secretaria de Estado de São Paulo em 2018, junto à Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), apresentado pelo PL de Roberto Morais, foi entregue em dezembro de 2020 ao deputado que protocolou uma nova lei, solicitando o título de MIT.

“A documentação solicitada em 2018, também foi entregue em janeiro de 2021 para a deputada Professora Bebel Noronha. Essa ação passou por uma aprovação do Comturpi, que fez o encaminhamento da documentação para apoio no projeto de Lei”.

Na visão da diretora, “é muito positiva a ação dos deputados estaduais que representam aregião e município, em prol da conquista do título de município de interesse turístico”. Rose ressalta que o Executivo apoia e está “à disposição para o processo técnico”.

A diretora, assim como Calil, aponta que Piracicaba tem condições técnicas e de desenvolvimento do Turismo para receber o título do MIT. “O atual governo está com vontade política para isso. Nossa proposta é manter e estruturar os atrativos que já estão consolidados”.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete − um =