Fórum de Tradições é neste fim de semana

Bate-papo e apresentações virtuais marcam o evento

Encontro tem três dias para dar devido espaço às culturas populares e caipiras

O 12º Fórum das Tradições Populares de Piracicaba acontece neste fim de semana de forma virtual. Na programação estão três shows com os grupos populares piracicabanos: Samba de Lenço Mestre Tonho, Casa de Batuqueiro (Batuque de Umbigada) e um Encontro de Viola de Caipira com Marcela Costa, Toninho da Viola e Nazaré, Gustavo e Gabriel, Pedro e Pedrinho. As apresentações foram gravadas na Casa do Povoador e na beira do Rio Piracicaba. A transmissão será ao vivo pelo YouTube do Sesc (Serviço Social do Comércio) Piracicaba (https://www.youtube.com/SescPiracicaba).

Tido como um grande encontro entre fazedores da cultura popular do município, Piracicaba é um celeiro em suas expressões. A cidade é reduto da cultura popular paulistana e caipira. Ritmos populares importantes possuem raízes e histórias na região, como o samba de lenço, batuque de umbigada e cururu. “Apesar deste protagonismo, é um grande desafio a manutenção das culturas populares do município e da região e diversos ritmos de raiz como o Cururu e a Catira, que já projetaram a cidade nacionalmente, hoje encontram raríssimos espaços na cidade”, explica a produtora cultural, Mari Pedrozo. A edição deste ano tem a organização da Associação Pró Cultura (Instituto Curau) e Conselho Municipal de Política Cultural (ComCult), com apoio do Sesc e Mandato Coletivo ‘A Cidade é Sua’ no Legislativo. O evento é realizado através do ProAC LAB (Lei Aldir Blanc), e em sua programação contará shows, palestras, rodas de conversa e fórum em três dias de programação gratuita.

PROGRAMAÇÃO Amanhã (sexta-feira), das 19h às 21h, o artista Aurélio Prates está na Roda de Abertura falando sobre políticas públicas para as culturas populares e tradicionais, com apresentação do Samba de Lenço Mestre Tonho. No sábado (7), das 15h às 17h, a conversa é com representantes dos grupos da cultura popular e tradicional e convidados, com show do Batuque de Umbigada Casa de Batuqueiro. No domingo (8), das 15h às 17h, o evento finaliza com uma carta de intenção sobre a temática de apresentação das violas e Cururu.

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 × 4 =